Diario de Pernambuco
Busca

Coronavírus

André Longo descarta novo aumento de internações em hospitais do Recife

Publicado em: 27/10/2020 20:16

 (Foto: Hélia Shepa/Arquivo SEI/Divulgação
)
Foto: Hélia Shepa/Arquivo SEI/Divulgação
O secretário de saúde do Estado, André Longo, se reuniu, na manhã desta terça-feira (27), com representantes de entidades médicas para tratar sobre a atual demanda de pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus. De acordo com os dados enviados pelas unidades, hoje, são 132 leitos de enfermaria nos serviços privados, com uma taxa de ocupação de 21%. Em relação à UTI, são 202 vagas, 74% delas ocupadas. Já a rede pública estadual segue com ocupação média de 59%.

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco (Sindhospe), além da Federação de Hospitais Filantrópicos. O Sindhospe informou que os serviços particulares estão operando dentro da normalidade, com desmobilização de leitos para o novo coronavírus e retomada da assistências das outras patologias que ficaram reprimidas no período mais crítico da pandemia.

Ainda segundo o sindicato, diferente das informações que estavam circulando nas mídias sociais, que indicavam aumento nas internações nos hospitias do Recife, não houve superlotação dos leitos. Os representantes das unidades hospitalares informaram que na última semana houve um aumento na demanda de pessoas nas emergências com sintomas gripais leves.

"Com a reabertura das atividades econômicas e o retorno da intensa circulação de pessoas, alguns serviços da rede privada nos relataram uma maior procura de pacientes com quadros respiratórios leves na última semana, o que pode ser impacto, inclusive, da falta de cuidados da população durante o feriado do dia 12 de outubro", disse o secretário André Longo. 

O gestor lembrou que, diferente do início da pandemia, quando a indicação era que os casos leves permanecessem em casa, agora, a população está procurando mais a rede ao surgirem os primeiros sinais sugestivos da doença. "No entanto, essa procura se deve pelos mais diversos quadros e não necessariamente da Covid-19, já que há uma série de outras doenças que continuam circulando e provocam sintomatologia semelhante", falou.

Segundo os dados das análises epidemiológicas das últimas semanas, existe um aumento de 1,1% nas suspeitas de casos leves nos últimos 15 dias. "Durante o processo de convivência com a doença, flutuações podem acontecer, mas, até agora, essas oscilações estão dentro de um patamar esperado, sem configurar tendência clara de aumento, ou de recrudescimento, ou de uma segunda onda da Covid-19", destacou Longo. Atualmente, a rede estadual possui 933 vagas de enfermaria exclusivos da Covid-19, com ocupação de 46%, ou seja, mais de 500 leitos disponíveis.

Em relação aos casos graves, o secretário André Longo também reafirmou as quedas sucessivas nas ocorrências, como também dos óbitos. "Com isso, e após criteriosa análise epidemiológica, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife desmobilizaram mais de 1,5 mil leitos e, mesmo assim, a média de ocupação permanece, hoje, abaixo de 60%", frisou. O gestor ainda disse que a rede de saúde continua com capacidade de mobilização para, se necessário, retomar leitos para assistência à Covid-19. Hoje, a rede estadual possui 785 leitos de UTI, com ocupação de 75%, ou seja, com 200 vagas disponíveis para acolher pacientes.

"Lembro que, para evitar um novo aumento nos índices de contaminação pela Covid-19, dependemos somente de nossas próprias atitudes. O vírus continua circulando e, para não termos mais mortes e um aumento na ocupação dos hospitais, cada um precisa fazer sua parte: usando a máscara corretamente, lavando as mãos com frequência e praticando o distanciamento social, evitando as aglomerações", finalizou Longo.









Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL