Diario de Pernambuco
Busca

Setembro Amarelo

Recife promove debate sobre saúde mental e população em situação de rua

Publicado em: 17/09/2020 18:06 | Atualizado em: 17/09/2020 18:14

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação
Com o objetivo de fomentar a discussão sobre os cuidados e serviços públicos municipais voltados para as pessoas que utilizam as ruas como moradia, a Prefeitura do Recife convida trabalhadores da rede pública, organizações da sociedade civil e usuários dos serviços para prestigiar mais um debate virtual promovido pela Câmara Técnica de Atenção Integral à População em Situação de Rua.

A conversa será em alusão ao Setembro Amarelo e abordará o cuidado integral à saúde mental das pessoas em situação de rua com profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e da Secretaria de Saúde do Recife. A live será transmitida pelo Youtube nesta sexta-feira (18), às 16h.

O tema do terceiro encontro virtual promovido pela Câmara Técnica reforça a importância do cuidado à saúde mental e prevenção ao suicídio de uma parcela da população. A mediação ficará por conta da educadora social Camila Borges, que é chefe de divisão dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), e pela enfermeira Aline Rosendo, coordenadora do Consultório na Rua da Sesau Recife.

Estarão presentes Brena Leite, psicóloga e terapeuta da Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Professor Guilherme Abath; Viviane Patrícia, educadora social, psicóloga e coordenadora do Centro POP Neuza Gomes; Maria Cecília Costa, acompanhante terapêutica e gerente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Esperança; e Graça Crespo, assistente social sanitarista e gerente do Caps Galdino Loreto.

Os debates virtuais são uma iniciativa da Câmara Técnica de Atenção Integral à População em Situação de Rua do Recife, instituída intersetorialmente por profissionais da secretarias municipais de Saúde e da Assistência Social desde 2018. A finalidade da Câmara Técnica é qualificar ações básicas de saúde destinadas às pessoas em situação de rua que apresentem sofrimento psíquico, deficiências severas, uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como definir diretrizes da rede intersetorial para o atendimento do grupo populacional em questão.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL