Diario de Pernambuco
Busca

Meio ambiente

Pássaro nativo do Nordeste corre risco de extinção

Publicado em: 24/09/2020 09:50

 (CPRH/Divulgação )
CPRH/Divulgação
Ele mede um pouco mais de dez centímetros, tem penas amarelas e possui um belo canto, mas gosta de imitar o som de outras aves. Assim é o pintassilgo-do-nordeste (Spinus yarrellii), como o próprio nome já diz, nativo da região Nordeste. De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o pássaro está desaparecendo da natureza devido perda do seu habitat natural, causado pelo desmatamento da Mata Atlântica e da Caatinga.

Também conhecido como pintassilva (pinta-silva), pintassilvo-baiano e pintassilvo, o pássaro também recebe o nome de coroinha por conta das penas pretas que  os machos da espécie possuem na cabeça. Com esse "boné preto", o pitassilva-do-nordeste se distingue do pitassilgo comum.

"O pitassilva-do-nordeste vive nas bordas das matas e também era facilmente encontrado na Caatinga nordestina. Mas, atualmente, são pouco vistos no habitat natural, em ambos os biomas, sendo dificilmente encontrado na Caatinga", informou o gerente da unidade de Gestão da Fauna Silvestre da CPRH, Iran Vasconcelos.  


 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL