Diario de Pernambuco
Busca

Rede elétrica

Jaboatão anuncia investimento de R$ 140 milhões em iluminação de LED

Publicado em: 18/09/2020 14:21

Foto: Divulgação
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para investir mais de R$ 140 milhões na ampliação de  iluminação de LED no município. Segundo o município, até o final de 2022, todos os pontos da rede pública terão novas instalações, através de Parceria Público Privada (PPP). Esse é o maior programa de modernização e ampliação do parque de iluminação da cidade, que fará do Jaboatão o primeiro município do estado a ter 100% da rede pública com LED, de acordo com a prefeitura. O objetivo é garantir maior sensação de segurança às pessoas, uma vez que as ruas deverão ficar mais claras. O sistema também é voltado a gerar economia, visto que o consumo é menor em relação às lâmpadas incandescentes.

“A implantação de LED na iluminação pública vem sendo uma das prioridades da nossa gestão. Vínhamos realizando investimentos com recursos próprios e agora firmamos esse convênio com o BNDES para que todas as ruas, avenidas e praças de Jaboatão sejam beneficiadas em apenas dois anos. É um sistema moderno, que oferece mais bem-estar à população”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Jaboatão tem, atualmente, 44 mil pontos de iluminação. Destes, mais de nove mil são de LED. Até o primeiro semestre de 2021, serão mais de 15 mil, o que corresponde a 35% da rede. Só nessa etapa, mais de 250 mil jaboatonenses serão beneficiados em todas as regiões do município. O serviço é realizado pela Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume).

Além das questões da segurança e redução do consumo de energia, a iluminação de LED oferece baixo custo de manutenção - a durabilidade equivale a 100 mil horas de uso -, diminui a poluição visual e preserva o meio ambiente, por não emitir radiação ultravioleta e não conter mercúrio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL