Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Bibliotecas da UFPE voltam a emprestar livros mediante agendamento prévio

Publicado em: 17/09/2020 19:11 | Atualizado em: 17/09/2020 18:45

 (Foto: UFPE/Divulgação)
Foto: UFPE/Divulgação
Quem desejar pegar livros emprestados nas bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem até quarta-feira (23) para fazer a reserva dos exemplares desejados e solicitar agendamento. Só serão realizados empréstimos previamente agendados. Confira o passo a passo no Instagram da BC. Devido à pandemia da Covid-19, a Biblioteca Central (BC) e as 13 bibliotecas setoriais estavam com as atividades presenciais suspensas desde março. Os livros emprestados continuam sendo renovados automaticamente – tanto os que serão pegos neste semestre quanto os que já estão com os usuários desde antes do início da pandemia.

Para realizar o empréstimo, é preciso primeiro procurar os livros desejados no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB). O passo seguinte é copiar o título e número de chamada (verificando em “exemplares” se está disponível no acervo) e mandar para o e-mail biblioteca.emprestimos@ufpe.br. No assunto do e-mail, deve constar o nome da biblioteca onde está o livro desejado. Caso os títulos estejam em mais de uma biblioteca, devem ser enviados e-mails separados para cada um. No corpo do e-mail, basta inserir os títulos e os números de chamada, além do CPF e de um telefone de contato do usuário. A biblioteca vai entrar em contato para marcar a data de buscar o livro, para evitar aglomeração.

De acordo com a diretora do SIB, Andréia Alcântara, foi realizado um levantamento para não expor servidores do grupo de risco. Além disso, a Universidade disponibilizou máscara, luva, protetores faciais e álcool em gel para os funcionários que vão realizar o atendimento. Os empréstimos serão realizados sem contato: algumas bibliotecas contam com janelas para isso e outras vão dispor os livros em uma mesa na entrada. No momento que o usuário chegar, ele se identifica e pega o material. “A ideia é que o estudante não circule no ambiente”, explica a diretora.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL