Diario de Pernambuco
Busca

Ensino suoerior

Plataforma mapeia mais de 138 mil bolsas de estudo em PE

Publicado em: 11/08/2020 18:35 | Atualizado em: 11/08/2020 18:56

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução
Apesar de o ensino superior estar enfrentando dificuldades para prosseguir o ano letivo de 2020 de maneira presencial, devido à pandemia da Covid-19, muitas instituições de ensino adaptaram suas grades curriculares para as aulas online. Neste período, o Quero Bolsa, plataforma de acesso ao ensino superior, registrou mais de 138 mil bolsas de estudo em cursos de graduação, pós-graduação e EAD em Pernambuco.

As ofertas são para mais de 60 instituições de ensino superior do estado, com descontos de até 79%. "No início do segundo semestre, as faculdades têm o desafio de preencher suas vagas. Com um cenário de restrição de financiamento estudantil e queda de renda, causado pela crise de saúde pública, as instituições ampliaram a oferta de bolsas de estudos, e as vagas EAD se tornaram uma solução para quem não quer perder o ano de 2020”, explica o diretor de Ensino Superior do Quero Bolsa, Lucas Gomes.

Para ajudar o aluno a encontrar uma bolsa de estudo, o Quero Bolsa desenvolveu um aplicativo que funciona nas plataformas Android e iOS onde o estudante faz sua pesquisa e, caso não encontre a bolsa desejada, basta habilitar a notificação para receber uma aviso assim que a bolsa estiver disponível. “Deste modo, a tecnologia ajuda o estudante a não perder a oportunidade de se matricular com uma bolsa de estudo que seja adequada a sua faixa de renda”, explica Gomes. As bolsas de estudo reunidas pelo Quero Bolsa e disponíveis na plataforma são válidas durante todo o curso.

Cursos mais procurados em Pernambuco:

Em Pernambuco, entre os cursos mais procurados que oferecem modalidade semi-presencial e EAD são as graduações na área de saúde, como:

Enfermagem

A graduação em enfermagem forma profissionais capazes de atuar na prevenção e restabelecer a saúde da população, em um trabalho em parceria com outros profissionais do setor, hospitais, centros especializados em enfermidades, entre outras áreas. Os tipos de formação para o curso de enfermagem são: bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico.

Fisioterapia

O curso de fisioterapia forma profissionais capazes de atuar na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. No mercado de trabalho, o fisioterapeuta pode atuar em hospitais, consultórios e clínicas particulares, atendimentos domiciliares, asilos, clubes esportivos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Os tipos de formação para o curso de Fisioterapia são: bacharelado e pós-graduação.

Farmácia

O curso de farmácia forma profissionais de saúde para atuar na cadeia produtiva das áreas de medicamentos, fármacos, alimentos, cosméticos, reagentes químicos e análises clínicas. O mercado de trabalho do farmacêutico é abrangente. Os tipos de formação para o curso de Farmácia são: bacharelado, pós-graduação e técnico.

Cinco passos para conseguir uma bolsa

Passo 1 – Acesse o site ou baixe o app
Acesse o site do Quero Bolsa ou utilize o app disponível nos sistemas Android e iOS para encontrar a bolsa ideal. Não é necessário comprovar renda ou ter feito o Enem. 

Passo 2 – Procure e selecione a bolsa de estudo por curso, faculdade, localização ou valor
Faça uma busca para encontrar o seu curso ideal presencial ou a distância (EaD), pelo preço que você pode pagar nas mensalidades, pela cidade onde mora e/ou a faculdade em que deseja estudar.

Passo 3 – Faça o cadastramento pelo site
Para conseguir a bolsa de estudo, é preciso efetuar a inscrição no site com seus dados pessoais ou dos pais ou responsável, em caso de menor de idade.

Passo 4 – Faça a pré-matrícula online
Se houver vagas disponíveis, você pode fazer a sua inscrição e conseguir uma bolsa na hora. Após o pagamento da pré-matrícula, sua bolsa estará garantida.

Passo 5 – Efetive a matrícula na faculdade
Leve seu comprovante de pré-matrícula ou apresente seu número de CPF na faculdade para garantir sua vaga com desconto. Para efetuar a matrícula, basta usar a nota no Enem, fazer o vestibular da faculdade, ou usar a sua Nota Quero, o Vestibular Digital do Quero Bolsa. A bolsa é válida até o fim do curso.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL