Vida Urbana

Jaguatirica encontrada ferida está sendo tratada antes de ser devolvida à natureza

Animal estava com feridas no rosto, foi tratado e será solto nesta quarta-feira dentro da Unidade de Conservação

“É um macho adulto e está saudável. Provavelmente, ele chegou próximo ao prédio por curiosidade, se perdendo na hora da saída. Ele foi encontrado por um tratador ao lado do setor de nutrição, fugindo quando percebeu a presença dele. Como notamos que o animal estava ferido, decidimos resgatá-lo e tratar as lesões que tinha no rosto”, conta o responsável técnico do Parque de Dois Irmãos e médico veterinário, Márcio Silva.

A equipe fez uma bateria de exames necessários para diagnosticar as causas das lesões e definir a melhor maneira de tratar os ferimentos. Foi constatado que não se tratava de nada infeccioso e o animal foi medicado. “Além de cuidar dos animais do zoológico, a gente se dedica também aos os animais da Unidade de Conservação. A prioridade é o bem-estar dos animais e a proteção da biodiversidade da área”, acrescenta o veterinário.

Por ser um animal de vida livre, a jaguatirica agora será solta na própria Unidade de Conservação de Proteção Integral do Parque, que possui uma área de 1.158,51 hectares de Mata Atlântica protegida, localizada na Região Metropolitana do Recife. Ela será devolvida à natureza no início da noite da quarta (26), em um ponto afastado do zoológico, de forma a proporcionar maior conforto para o animal durante o procedimento.

A Jaguatirica é uma espécie de felino que costuma marcar seu território e pode ser encontrada praticamente em todos os biomas do território nacional, menos na região dos pampas do Rio Grande do Sul. Tem hábitos solitários e predominantemente noturno. Durante o dia, costuma ficar em ocos de árvores ou em arbustos. Esse felino possui também grandes habilidades para subir em árvores, saltar e nadar.

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...