Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Prefeitura do Recife irá distribuir mais 200 mil máscaras no Pina e nos Coelhos

Publicado em: 03/07/2020 10:45 | Atualizado em: 03/07/2020 10:54

Distribuição de máscaras compradas de costureiras recifenses começou em 26 de junho. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)
Distribuição de máscaras compradas de costureiras recifenses começou em 26 de junho. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)

A partir da próxima segunda-feira (6), a Prefeitura do Recife irá reforçar a distribuição gratuita de máscaras de pano e kits de limpeza. A entrega será feita através das estações itinerantes de orientação sobre a Covid-19, que passaram a circular pela capital pernambucana em 20 de junho, acompanhada de um trabalho porta a porta dos agentes de saúde municipais. Em anúncio na manhã desta sexta (3), o prefeito Geraldo Julio explica que os primeiros bairros contemplados serão o Pina e os Coelhos.

Serão distribuídas 200 mil máscaras, adquiridas de costureiras, microempreendedores individuais e microempresas da cidade, numa ação que visa fortalecer a economia local. O kit de limpeza que será entregue junto é composto por água sanitária, sabão em barra e hipoclorito em gotas, voltado para a higienização de alimentos, e um kit de higiene bucal. 

Ainda, nas palafitas do Pina e dos Coelhos, onde a vulnerabilidade social é maior, os agentes de saúde irão levar esclarecimentos sobre como se portar no “novo normal”, diante da retomada dos serviços. “Nessa fase de prevenção, o mais importante é usar sempre a máscara, cuidar da higiene e manter a distância do outro”, pontua Geraldo, reafirmando a importância das medidas de precaução.

De segunda (6) a sexta-feira (10), das 8h às 16h, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) vão distribuir máscaras e kits de higiene. Nas visitas, também serão identificadas as pessoas com sintomas gripais e, se necessário, elas serão orientadas a procurar unidades de referência da Covid-19. 

Desde o último dia 26, 100 mil máscaras artesanais começaram a ser distribuídas pela prefeitura nos mercados e feiras públicas, parques, orla da praia e ruas do centro da cidade. O material foi adquirido de profissionais da área de confecção, contratados através de edital divulgado em maio. A ação da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) com o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE) contratou 148 costureiras e 14 pessoas jurídicas, que estão aptas a produzir as máscaras.

Saúde em Todo Lugar
Através do Programa Saúde em Todo Lugar, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai montar tendas em locais públicos com pias para lavagem das mãos e profissionais para dar orientações sobre o uso correto e higienização das máscaras e a importância do distanciamento social. Dentre os espaços que receberão a iniciativa, estão a praça do Mercado São José; o Mercado Público de Beberibe; o Mercado de Casa Amarela;  a Feira do Cordeiro;  a Praça Irmã Douraci Joaguim, na Mustardinha; na Brasília Teimosa, em frente da Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer; no Largo Dona Regina, em Nova Descoberta; e no Ibura, na Avenida Dois Rios, em frente à Igreja Católica de São Sebastião

O horário de funcionamento vai das 8h às 16h, de segunda a sexta. As equipes da Prefeitura do Recife também irão ensinar a população a acessar sites e aplicativos como Atende em Casa, Movimenta Recife e Dycovid. Já os profissionais de saúde bucal vão dar dicas sobre a necessidade de reforçar o cuidado com a higiene para se prevenir da Covid-19, já que a maior transmissibilidade do novo coronavírus ocorre através da dispersão de gotículas de saliva.

E como as arboviroses não deixam de existir por causa da pandemia, a equipe de Vigilância Ambiental também vai lembrar a população da importância de manter os cuidados para eliminar focos do mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL