Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Prática de caminhada ao ar livre aos poucos volta à rotina do recifense

Publicado em: 14/07/2020 16:15 | Atualizado em: 14/07/2020 16:31

 (Fotos: Tarciso Augusto/Esp.DP.)
Fotos: Tarciso Augusto/Esp.DP.
No segundo dia de liberação dos parques e praças para exercícios físicos individuais, o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, teve movimentação tranquila. O espaço concentra mais de 40 modalidades de atletismo e natação, mas também é frequentado por moradores da região para prática de caminhada, corrida, skate. Logo na chegada, o visitante tem a temperatura medida e é orientado a usar máscara.

O espaço tem mais de 85 mil metros quadrados e recebia cerca de 2 mil pessoas por dia antes da pandemia. Aos poucos, os atletas e moradores do bairro estão retomando a rotina de treinos e passeio. "Apesar de achar incômodo caminhar de máscara, não abro mão de usar. É uma alternativa que torna mais segura a presença em locais públicos. Fiquei por mais de cem dias sem sair de casa e ter uma área verde para poder espairecer já renova o ânimo", comenta a decoradora Cátia Maria de Lima, de 45 anos.

A área verde tem horário de funcionamento das 5h às 19h nos dias de semana e das 6h às 17 nos fins de semana e feriados. O parque infantil, a pista de skate e a Academia da Cidade continuam fechados. As aulas de atletismo para crianças e adolescentes também estão suspensas e devem acompanhar o calendário escolar. O parque aquático, inaugurado no início de março, só recebeu uma competição antes de fechar temporariamente. Reaberto na semana passada, as duas piscinas recebem diariamente apenas atletas registrados pela Federação Aquática Pernambucana para treinos.

Frequentando o Parque Santos Dumont há mais de 20 anos, a arquiteta Lúcia Pereira, 45, comenta que as instalações precisam melhorar. "O mato está crescido, precisa melhorar a varrição. Anos atrás esse parque era mais organizado. Acredito que por ter passado muito tempo fechado, tenham voltado somente agora com os serviços de manutenção", comenta.

Segundo a direção do parque, que é administrado pelo Governo do Estado, os serviços de poda, manutenção e reparo foram retomados na semana passada, quando parque do espaço foi reaberto após o fim da quarentena no estado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL