Diario de Pernambuco
Busca

Agreste

Caruaru lança unidade móvel de testagem para Covid-19

Publicado em: 10/07/2020 12:05

Na foto, a área interna do Hospital Manoel Afonso. (Foto: Reprodução/Jorge Farias.)
Na foto, a área interna do Hospital Manoel Afonso. (Foto: Reprodução/Jorge Farias.)
Começa a funcionar nesta sexta-feira (10), a unidade móvel de testagem para Covid-19, no município de Caruaru, no Agreste do estado. A unidade estará disponível nas regiões mais vulneráveis da cidade e naqueles bairros que concentram o maior número de casos confirmados da doença.

O serviço começa na tarde desta sexta, na Vila do Juá. "Desde o início de junho que Caruaru vem demonstrando uma tendência de queda e redução nos casos graves de Covid-19. Isso mostra o nosso compromisso e o trabalho firme do nosso time para fazer com que Caruaru seja uma cidade segura. A partir de hoje a gente lança unidade móvel de testagem, que estará nos locais mais vulneráveis da nossa cidade. Iniciamos na Vila do Juá, onde a gente tem feito acompanhamento mais próximo em razão da detecção de casos de Covid-19 naquela localidade", comentou a prefeita Raquel Lyra.

Foram confirmados 2.842 casos no município e 174 óbitos por Covid-19. A ocupação de leitos é de 57% nos leitos semi-intensivos. A previsão é de que na próxima semana sejam entregues mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Municipal Manoel Afonso. De acordo com a prefeita, as equipes que trabalharão nessa unidade serão convocadas a partir da próxima segunda-feira (13).

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Santos, a tendência é de estabilização da quantidade de novos casos. "Temos percebido a estabilização dos casos nas últimas semanas. Na semana anterior, notamos um aumento. Mas fizemos um trabalho junto à Secretaria de Ressocialização e direção da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, com a realização de testes e muitos casos positivos vieram do presídio. Essa ação vai ser contínua para que a gente evite um surto. Na nossa rotina continuamos realizando e ampliando o número de testes, inclusive, escolhendo as áreas mais vulneráveis da cidade", comentou.

Reabertura
O isolamento da cidade está em torno de 49%. O Governo de Pernambuco autorizou a retomada de atividades comerciais a partir da próxima segunda-feira (13). Poderão funcionar, desde que sigam os protocolos de segurança, varejo de rua, shoppings, salões de beleza e eventos esportivos. "Essas próximas fases de abertura requerem muito comprometimento e não depende só da prefeitura. Depende dos lojistas e comerciantes que irão reabrir para que sigam os protocolos de segurança", comentou Raquel Lyra.

Apesar do avanço para a quarta fase do Plano de Convivência com a Covid-19 e retorno gradual das atividades econômicas, a feira livre ainda não está autorizada a funcionar. Apenas o serviço de entrega de mercadorias, através do site www.deliverysulanca.caruaru.pe.gov.br, continua neste período, funcionando das 5h às 17h.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL