Diario de Pernambuco
Busca

Recife

Requalificação da Conde da Boa Vista deve ser concluída em junho

Publicado em: 02/06/2020 12:15 | Atualizado em: 02/06/2020 12:17

 (Peu Ricardo/ Esp. DP)
Peu Ricardo/ Esp. DP
Quando os recifenses puderem retomar suas atividades cotidianas vão encontrar uma Avenida Conde da Boa Vista em fase final de requalificação e poderão se deslocar sem as longas filas de engarrafamento que um canteiro de obras proporciona ao trânsito. Isso porque o isolamento social adotado em Pernambuco por conta da pandemia da Covid-19, permitiu a Prefeitura do Recife que as obras de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista pudessem avançar significativamente. 

Tendo, inclusive, criado condições para que o calendário fosse antecipado e a obra entregue meses antes do anunciado. De acordo com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB), inicialmente esperava-se que a requalificação, realizada em seis etapas, só estivesse concluída em novembro de 2020. Mas com a antecipação do prazo, a obra entrou em sua última fase de execução e tem previsão de conclusão para junho.

Por meio de nota, a Emlurb enumerou as melhorias feitas na Avenida. "Foram concluídas as 14 travessias elevadas para pedestres e está em obra o último trecho de alargamento de passeio que é em frente ao Shopping Boa Vista. Além disso, foram implantadas 18 das 20 novas paradas de ônibus projetadas e plantadas mais de 70 árvores. Ainda, também está em andamento a obra do canteiro central, que contempla a instalação da iluminação em LED. Já foram instaladas mais de 200 luminárias de LED, com foco nos pedestres e na via. Já foram instalados 22 quiosques dos 50 equipamentos previstos, que possibilitarão a 100 comerciantes populares trabalharem ao longo dos passeios, assegurando a  acessibilidade dos pedestres". 

Com o intuito de transformar a Conde da Boa Vista em um lugar arborizado para a caminhada dos recifenses, já foram plantadas 99 novas árvores. Para isso, foi projetado um canteiro central com jardim, que também deve ter sua instalação concluída nos próximos dias. As obras tiveram início há meses. Quando anunciada, tinha um orçamento de R$ 15 milhões de reais.

A Avenida, uma das principais do Recife, fica localizada no Centro da Capital e é considerada um Eixo viário fundamental para o transporte público, já que por lá passam dezenas de linhas de ônibus diariamente. 

Em 14 de maio, quando a Capital estava às vésperas da estreia do rodízio de carros, foi entregue a primeira das duas novas estações de BRT que serão inauguradas na Avenida Conde da Boa Vista. A estação segue o mesmo modelo das demais Estações do Corredor Leste/Oeste com embarque e desembarque de usuários dos dois lados do equipamento. Quatro linhas de BRT deverão atender o espaço. Com a inauguração das paradas específicas para BRT, as estações provisórias serão desativados.

Duas paradas de ônibus que ficam nas proximidades do shopping Boa Vista também foram entregues na última semana. Os pontos são seletivos e deverão ser atendidos por 27 linhas, no sentido subúrbio/cidade. Com isso, a parada provisória instalada em frente ao Atacado dos Presentes, no mesmo sentido da via, foi desativada.

A Emlurb também destacou o esforço feito para atender a demanda dos ciclistas da Capital. "Os ciclistas também vão ser beneficiados e poderão chegar à avenida com mais segurança pelas rotas instaladas no entorno e usufruir dos bicicletários que estão sendo instalados ao longo da via. A prefeitura já entregou as ciclos das vias: Oliveira Lima (Clico rota), Rua da Aurora (ciclofaixa), Rua Bispo Cardoso Ayres (ciclofaixa) e Av. Mario Melo/Rua dos Palmares (ciclovia). Além disso, está em fase de conclusão a intervenção realizada no Beco do Estudante, a via compartilhada de pedestres e ciclistas ao lado da URB que conecta a Conde da Boa Vista à Rua Oliveira Lima, recebeu iluminação em LED e está acessível, oferecendo mais conforto e segurança para as pessoas", conclui.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL