Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Instituto Sociocultural Brasil-China realiza doações a hospitais do Recife

Publicado em: 28/06/2020 10:09

 (Foto: Andréa Rêgo Barros e Ibrachina/Divulgação)
Foto: Andréa Rêgo Barros e Ibrachina/Divulgação

O Hospital da Mulher e o Hospital da Polícia Militar, no Recife, receberão uma doação de quatro mil máscaras e mil aventais. O material, que será utilizado por profissionais de saúde na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus, foi doado pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina). A finalidade também é manter a cooperação e o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e China. A doação chegará ao Recife na próxima semana, após uma articulação que teve a participação do Diario de Pernambuco, no intuito de reforçar o combate à pandemia no estado.

As máscaras e aventais, que fazem parte do conjunto de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), tiveram um custo de R$ 9 mil e foram doados pelo instituto após um pedido feito pela Diretoria de Assuntos Internacionais do município. A solicitação foi realizada no dia 5 deste mês ao diretor–presidente do Ibrachina e também da Coordenação Nacional das Relações Brasil e China da OAB, Thomas Law. A instituição realizou a compra dos materiais e também ficou responsável pelo custo do frete da carga até o município.

A doação do material foi bem recebida pela diretora do Hospital da Mulher do Recife (HMR), Isabela Coutinho. Na unidade funciona um anexo para tratamento de pessoas com Covid-19. De acordo com a diretora do HMR, dos 156 leitos, 120 de enfermaria foram desativados em razão do município direcionar os recursos para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). A unidade dispõe de 54 UTIs para tratamento da Covid-19. “É um gesto importante neste momento de pandemia e será muito útil para os profissionais de saúde que estão na linha de frente”.

No Hospital da Polícia Militar, a ajuda também é bem-vinda. A unidade tem dois andares para tratamento de pacientes com Covid-19. Desde o início da pandemia, foram cerca de 4,8 mil atendimentos com suspeita da doença ou com o exame confirmado. O hospital atende policiais militares e bombeiros da ativa e aposentados e os seus dependentes. “As doações são de suma importância para a realização dos atendimentos e também os aventais de proteção. Essa doação específica será direcionada para o centro odontológico da Polícia Militar, uma vez que os atendimentos odontológicos não foram suspensos e os profissionais precisam de proteção”, destacou a diretora de Saúde e coronel-dentista da Polícia Militar, Cristianne Macedo de Freitas.

Thomas Law ressaltou que o Ibrachina também faz parte do Comitê de Crise Covid-19, instituído pelo deputado federal Evair Vieira de Melo (PP) - Law ocupa a vice-presidência do Conselho Consultivo do comitê. “A gente criou um Observatório do Coronavírus e divulgamos diariamente boletins. Neste momento de crise, estávamos recebendo muitas doações de empresas chinesas, cidades chinesas e de toda comunidade oriental do Brasil. Estamos enviando para várias lugares parceiros do país, como Foz do Iguaçu (PR) e Minas Gerais, onde temos convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV)”, revelou.

Segundo o presidente da instituição, Recife faz parte da rota de atividades planejadas pelo Ibrachina. “Recife está na nossa rota. Ano passado, fizemos um congresso de direito internacional em João Pessoa, que tinha a presença de muitas pessoas do Recife. Neste ano, vamos fazer um evento com a comunidade chinesa, no dia 15 de agosto, que é o Dia da Imigração Chinesa no Brasil. Recife é uma cidade importante para a comunidade e conta com a segunda maior comunidade chinesa do país”, pontuou. O Ibrachina foi fundada em 2018, com sede em São Paulo, com atuação ampla na promoção e integração cultural do Brasil com a China.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL