Diario de Pernambuco
Busca

Primeira infância

Sexta Semana do Bebê do Recife acontece pela internet até domingo

Publicado em: 27/05/2020 17:55 | Atualizado em: 27/05/2020 18:19

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação)
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
A primeira etapa da sexta edição da Semana do Bebê do Recife acontece até este domingo (31). Por causa da pandemia do novo coronavírus, o tradicional formato com vários encontros presenciais foi substituído, neste primeiro momento, pelo digital. Com o tema "Família, criança e felicidade: cuidados conectados, desenvolvimento pleno", o evento terá uma segunda etapa, presencial, em outubro.

Realizada pela Prefeitura do Recife com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a semana é dedicada a temas relacionados à primeira infância. São oferecidas mais de 130 atividades, todas online. Na programação, estão vídeos, lives, webnários, debates, shows e rodas de conversas. Todo o conteúdo produzido é disponibilizado nos perfis e páginas da prefeitura e do Unicef no YouTube e no Instagram. Também é possível acompanhar as atividades pela Rádio Frei Caneca e pela TV Pernambuco.

O desenvolvimento na primeira infância está entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), as metas globais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) que devem ser cumpridas até 2030. A preocupação com o tema está presente em todos os 17 objetivos. No Brasil, as discussões se fortaleceram sobretudo, com o Marco Legal da Primeira Infância, lei federal de 2016. Os três poderes foram estimulados a desenvolver políticas públicas voltadas para essa parcela da população. Na capital pernambucana, a primeira infância entrou na agenda do projeto Recife 500 anos, o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Médio e Longo Prazos para a Cidade do Recife 2037.

LEIA MAIS SOBRE PRIMEIRA INFÂNCIA:

Amor, cuidado e afeto são fundamentais para o desenvolvimento na primeira infância

Contato com a natureza e cuidados com a alimentação são essenciais na primeira infância

Envolvimento da família é essencial para educação na primeira infância

Crianças migrantes exigem um olhar especial nas políticas públicas

Para promover a Semana do Bebê e orientar as políticas públicas para a Primeira Infância, a Prefeitura do Recife conta também com o apoio e cooperação da Fundação Bernard van Leer e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, duas instituições que são referências mundiais sobre a temática. A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), também faz parte desse conjunto de apoiadores.

"A Covid-19 passou a ser um motivador a mais para municiar as famílias e as crianças de informações enquanto fonte de transformação. Vamos fazer esta primeira etapa de maneira virtual e contando com parceiros que embarcaram conosco nessa aventura. Cada um na sua casa, mas todos conectados, que é o mais importante”, afirma a primeira dama do Recife, Cristina Mello, que coordena o evento.

No dia 31, o encerramento, ao vivo a partir das 10h, contará com shows virtuais dos artistas Fada Magrinha, Carol Levy e Tio Bruninho. A programação conta ainda com shows de Silvério Pessoa e Geraldinho Lins. A transmissão será pelas redes sociais da Prefeitura do Recife.

Neste mês de maio, o Marco Legal da Primeira Infância completa dois anos. O Marco Legal estabelece a Política Municipal para a Primeira Infância, que compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, mulheres grávidas e seus núcleos familiares. Nele estão as diretrizes, instrumentos e competências para a formulação de políticas públicas direcionadas a esse público. Para a construção desses documentos, a Prefeitura do Recife conta com o suporte dados pela Fundação Bernard van Leer e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, envolvendo diretamente 10 secretarias municipais.

Saiba Mais:

[ 10 investimentos para serem feitos na primeira infância

1 - Pré-natal
6 é o número mínimo de consultas recomendado pelo Ministério da Saúde, com intervalos que não devem passar de 8 semanas entre elas.

2 - Tempo com a família
Mais tempo com os pais pode reduzir em 5% a taxa de evasão escolar em famílias em situação de vulnerabilidade social e 3% nas mais ricas.

3 - Licença maternidade e paternidade
Aumento da licença paternidade para 20 dias implica em 0,009% da arrecadação federal e pode aumentar em 50% a presença deles nas tarefas.

4 - Amamentação
O aleitamento materno por seis ou mais meses do bebê gera um aumento de 20% a 30% na parte do cérebro responsável pela rapidez. das sinapses 

5 - Políticas públicas para a famílias
Acompanhamento domiciliar e atendimento à saúde ajudam crianças que vivem em ambientes desprotegidos.

6 - Autonomia ou brincar
A brincadeira deve ser considerada uma das atividades mais importantes da vida da criança, pois a partir dela a criança constrói suas percepções.

7 - Apoio às famílias e cuidadores
Investir na melhoria das habilidades dos pais e cuidadores pode garantir um bom desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.

8 - Creches e pré-escola
Frequentar boas creches e pré-escolas melhora o desempenho escolar ao longo da vida, acelera a capacidade cognitiva, aumenta o QI e estimula o comportamento social.

9 - Estímulo e vínculo
A ampliação do vínculo afetivo com os pais e cuidadores contribui para que as crianças se sintam seguras para construir seu caminho e ter autonomia.

10 - Infraestrutura urbana
A mobilidade ativa infantil é considerada o futuro das cidades do século 21, como um projeto de uso e ocupação dos espaços públicos.

[ O que é primeira infância?

Fase que vai do nascimento aos 6 anos de uma criança
- Engloba a primeiríssima infância – do 0 aos 3 anos – período, segundo a neurociência, mais relevante para o desenvolvimento cerebral

[ Pernambuco tem

8,8 milhões de habitantes
964 mil são crianças de 0 a 6 anos
11% dos pernambucanos estão na 1ª infância

[ O Brasil tem*

190,7 milhões de habitantes
19,6 milhões são crianças de 0 a 6 anos
10% dos brasileiros estão na 1ª infância

* O número de brasileiros na primeira infância no país é maior do que a população inteira do Chile; o número de crianças de até 6 anos no Brasil equivale a duas vezes a população total da Suécia

[ O retorno dos investimentos no futuro

- Adultos mais saudáveis
- Menor chance de envolvimento com drogas lícitas e ilícitas antes dos 17 anos
- Qualidade de vida
- Índices menores de hipertensão, doença cardíacas e obesidade ao longo da vida
- Melhores salários e oportunidades profissionais
- Quanto melhor a qualidade da educação recebida, maiores serão os salários na vida adulta
- Taxa de criminalidade menor
- Riscos reduzidos de envolvimento em atividades criminosas

Fontes: Movimento O Começo da Vida, Guia Como comunicar sobre o desenvolvimento da primeira infância, coleção primeiríssima infância e projeção econômico demográfica da ampliação da licença-paternidade no Brasil.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL