Diario de Pernambuco
Busca

Quarentena

Recife, Olinda, Camaragibe e Jaboatão têm isolamento social superior a 60%

Publicado em: 18/05/2020 18:12 | Atualizado em: 18/05/2020 21:04

O índice de isolamento do estado, isto é, a média de todas as cidades, é de 58,9%. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
O índice de isolamento do estado, isto é, a média de todas as cidades, é de 58,9%. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou, nesta segunda-feira (18), uma nova edição do Ranking de Isolamento Social do Estado de Pernambuco. Focos de medidas mais restritivas de isolamento, cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) lideram o painel com dados relativos a esse domingo (17). O Recife aparece em primeiro lugar entre as cidades pernambucanas, com 66,1%; seguido por Olinda, com 65,3%. Em terceiro lugar, aparecem empatadas as cidades de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, com 63%. Paulista está em quarto lugar com 62% de isolamento. Especialistas apontam para a necessidade de esse índice ser de 70%, taxa considerada ideal.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a taxa de distanciamento social da capital pernambucana, superior a 66%, coloca a cidade como primeiro lugar entre as capitais do Brasil em isolamento. "Agradeço a todos que ficaram em casa e estão ajudando a salvar vidas. Registramos o mais alto índice de isolamrnto do país", ressaltou em coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas na tarde desta segunda. O Recife tem, hoje, 282 pacientes em enfermarias e 98 em UTIs.

"Os resultados da manhã desta segunda mostram que a sociedade começou a compreender a necessidade de manter o isolamento, mas é preciso mais. Especialistas mostram a necessidade de que seja realizado um isolamento mais restritivo para que seja possível conter o processo de contágio do coronavírus", diz o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.
 
O índice de isolamento do estado, isto é, a média de todas as cidades, é de 58,9%, com uma média de 49,04% da população em casa. Quando compado o último fim de semana com o anterior, houve um incremento de mais de 10% na quantidade de pessoas em casa. Comparado com outros estados brasileiros, Pernambuco fica atrás somente do Amapá, com uma diferença de 1,1%.

No estado, a RMR tem o maios alto índice com 57,8%, seguida da Zona da Mata, com 51,1%. O Agreste registrou 47,8%, e o Sertão, 46,%. A região do São Francisco apresentou 48% de isolamento social. Os dados para a extração das informações são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos.

As cidades com os piores índices são Cedro, com 34%; Calumbi, com 39%, e Tuparetama, com 39,1%. "Fazemos uma extração diária da base de dados que foi criada para podermos elaborar o ranking. As métricas são disponibilizadas para acompanhar o grau de isolamento social em regiões geográficas a partir do fluxo de mobilidade desses locais. A disponibilização dessas informações também garantem uma maior transparência para os cidadãos, informando as regiões com o maior ou menor fluxo de pessoas", afirma o gerente de estatística da Assessoria de Planejamento e Estratégia Organizacional (Ampeo) do MPPE, Carlos Gadelha.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL