Diario de Pernambuco
Busca

Fiscalização

Procon-PE interdita fábrica de álcool gel no Recife

Publicado em: 26/05/2020 20:53 | Atualizado em: 26/05/2020 21:02

 (Foto: Procon-PE)
Foto: Procon-PE
O Procon Pernambuco interditou, na manhã desta terça-feira (26), a fábrica Valença Química, que fabricava e comercializava álcool em gel, abaixo dos 70%, porcentagem recomendada para o efeito bactericida. O órgão chegou ao local após receber denúncias. O produto, que leva o nome da fábrica, foi encaminhado para perícia no Instituto de Criminalística (IC), onde foi diagnosticado que a porcentagem do álcool ficava entre 58,96% e 61%, ao contrário do informado no rótulo.

Na fábrica, que ficará interditada por tempo indeterminado, ainda foram apreendidas 60 caixas de álcool, cada caixa com 24 unidades, de 500 ml. Os fiscais também foram até a loja, localizada no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife. Lá, foram apreendidas 105 unidades de 500 ml do produto e 17 unidades, de cinco litros, cada uma.

Havia a indicação que a Valença possuía uma distribuidora, localizada no bairro do Bongi, mas o local era uma residência e estava fechada, durante a fiscalização do órgão.

Nesse momento de pandemia, o álcool 70%, nas versões líquidas e gel, tornou-se um dos aliados na higienização de locais e mãos, para combate a coronavírus. O Procon-PE interditou o local, de acordo com o artigo sexto, do Código de Defesa do Consumidor, que trata da proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.

Para o consumidor que comprou o produto, o Procon pede que seja feita uma reclamação em um dos canais do órgão. Os canais são os seguintes: 0800-282-1512; denuncia@procon.pe.gov.br, exclusivo para denúncias, e o número de Whatsapp: 3181-7000, onde o consumidor recebe orientações para registrar suas queixas.

Em caso de dúvida sobre a qualidade de qualquer álcool, que esteja sendo utilizado, o consumidor precisa abrir uma ocorrência na Delegacia do Consumidor. A instituição está apta para encaminhar o produto para perícia no IC.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL