Diario de Pernambuco
Busca

Precaução

Processo de sanitização será utilizado em distritos do Recife para prevenir coronavírus e arboviroses

Publicado em: 27/05/2020 16:37 | Atualizado em: 27/05/2020 17:00

 (Bruna Costa/DP Foto )
Bruna Costa/DP Foto
Na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus, o processo de sanitização tem sido utilizado em locais onde o fluxo de pessoas continua intenso. Postos de saúde, praças e mercados públicos, além de terminais integrados de ônibus, fazem parte de uma rede de locais estratégicos, que receberão agentes de saúde atuando na prevenção de arboviroses e propagação do coronavírus.

A ação de sanitização é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e consiste na aplicação de um desinfetante com atuação viricida de alto nível, onde o efeito acontece cinco minutos após a aplicação e atua por 24 horas. O produto foi utilizado na China durante o combate à pandemia.

No bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, o reforço aconteceu na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com o gerente de vigilância ambiental da prefeitura do Recife, Jurandir Almeida, a atuação dos agentes de saúde acontece diariamente em toda a capital. Ao todo, 150 profissionais atuam em oito distritos sanitários durante três turnos.

“A sanitização acontece em lugares que oferecem maiores riscos. Normalmente, a ação acontece para a contenção de arboviroses e outros produtos são utilizados, mas nós adequamos ao quadro atual que estamos vivendo. Durante o período antes da pandemia, um agente fiscaliza 800 residências. Com a mudança, não entramos mais em residências para garantir a segurança de todos e evitar maiores contaminações”, explica.

Apesar do foco atual ser o coronavírus, Jurandir afirma que as ações de combate às arboviroses acontecem normalmente.

“Nos locais onde há um fluxo menor de pessoas, mas que notamos uma possibilidade da área ser transmissora ou propagadoras de arboviroses também agiremos. O produto utilizado para conter as doenças são diferentes e têm efeitos diferentes também”, esclarece.

Antônio Márcio, de 42 anos, trabalha em um lava jato no bairro de Água Fria, e recebeu a segunda visita dos agentes de saúde para fiscalização do local, mas garante que o espaço mantém os cuidados necessários.

“A água que utilizamos nas gôndolas não fica acumulada porque ela acaba muito rápido. Estamos usando apenas a quantidade necessária para limpar os veículos que recebemos e, de qualquer forma, estamos tomando as precauções necessárias. Não tem água acumulada. Esta é a segunda vez que os profissionais visitam o lava jato, todo mês está sendo assim”, conta.

Para a dona de casa Luciene Antônia, de 51 anos, os cuidados nos bairros tem que ser realizados com frequência para garantir a segurança dos moradores.

“Esta é a primeira vez que eu estou vendo o pessoal realizando esta ação. É importante porque, apesar do movimento ter diminuído, ainda vejo muitas pessoas circulando nas ruas. A gente tem nossos medos, mas se existir esse reforço nós ficamos mais tranquilos”, relata.

Unidades de Saúde:
A Prefeitura do Recife começa, neste sábado (28), a utilizar uma nova técnica para desinfecção das unidades de saúde do Recife. A nova medida do Plano Municipal de Contingência Covid-19 será iniciada em cerca de 150 unidades de saúde da rede municipal, a começar pela Upinha Moacyr André Gomes, em Casa Amarela, neste sábado, às 10h30, quando também será desinfectada a parada de ônibus que fica na frente da unidade de saúde da família. 

A estratégia implementada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife é um complemento à higienização dos locais e não substitui a limpeza regular que já é feita rotineiramente. A Vigilância Ambiental do Recife também levará a nova técnica de desinfecção para outros locais com grande circulação de pessoas, como as principais avenidas da cidade, mercados públicos e terminais integrados de ônibus.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL