Diario de Pernambuco
Busca

pandemia

Prefeitura do Ipojuca antecipa a segunda parcela do benefício municipal

Publicado em: 29/05/2020 18:41 | Atualizado em: 29/05/2020 18:55

 (Foto: Prefeitura de Ipojuca/Divulgação)
Foto: Prefeitura de Ipojuca/Divulgação
A Prefeitura de Ipojuca anunciou, nesta sexta-feira (29), a antecipação da segunda parcela do Benefício Eventual Municipal (BEM), no valor de R$ 500, aos quase 4 mil trabalhadores informais que possuíam cadastro prévio na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano e na Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) e que tiveram que parar de trabalhar por conta da pandemia do Covid-19. Os cartões do BEM já haviam sido distribuídos pela Secretaria de Assistência Social do Ipojuca a partir de um cronograma iniciado no último dia 15, ordenado por categoria de trabalho, dias e locais de entregas diferenciados com o objetivo de evitar aglomerações.

A previsão inicial para o pagamento desta segunda parcela era o dia 1º de junho, mas a Prefeitura conseguiu antecipar para esta sexta-feira. Entre os trabalhadores que receberam o auxílio estão bugueiros, jangadeiros, barraqueiros, garçons da praia, mototaxistas e trabalhadores de coletivos. Para eles a antecipação foi uma grata surpresa. "Quando me disseram, eu nem acreditei porque faziam poucos dias que eu tinha recebido a 1ª parcela. Corri pra comprar comida e já separei um pouco do dinheiro para aguentar até a 3ª parcela", explicou o jandeiro de Maracaípe, Marcelo dos Santos.

Para o bugueiro Robson Luís Cruz que, há 11 anos, leva turistas para fazer passeios de buggy em Porto de Galinhas e demais praias do litoral Ipojucano, o BEM foi “a salvação” neste tempo de pandemia que está sem poder trabalhar e alimentar o casal de filhos que têm. “Eu não consegui o benefício federal, nem eu nem minha esposa. Se não fosse o da Prefeitura, não sei como iríamos sobreviver”, contou Robson. Assim que soube que a Prefeitura do Ipojuca tinha antecipado o recurso, ele correu para pagar uma conta que provavelmente não seria paga sem ajuda do auxílio municipal.

O crédito de R$ 500 foi automaticamente inserido no cartão do BEM, que é da rede Alelo, e que funciona como um cartão de débito. Além da iniciativa pioneira no estado, a escolha da prefeitura do Ipojuca por este tipo de cartão foi para que não houvesse aglomerações em instituições bancárias, como está havendo com o benefício do Governo Federal. O beneficiário do BEM pode realizar o saque em caixas 24h, comprar em qualquer estabelecimento que aceite o pagamento em débito ou simplesmente fazer pagamentos.

A secretária de Assistência Social, Anne Banja, alerta ainda que aqueles que, por algum motivo, não pegaram o cartão do BEM nos dias que foram determinados, deverão entrar em contato com o plantão da Secretaria de Assistência Social pelo número (81) 99462-5394. E, para os que não receberam o cartão por alguma inconsistência na documentação, por exemplo, a secretária informa que a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano e a AMTTRANS estão analisando a inconsistência e logo em seguida será solicitada nova remessa dos cartões para que cheguem aos beneficiários. “De posse do cartão, os beneficiários já receberão automaticamente as duas parcelas pagas pela prefeitura”, afirmou Anne Banja.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL