Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Pontos de Cuidado realizam 33,5 mil atendimentos na RMR

Publicado em: 26/05/2020 16:07 | Atualizado em: 26/05/2020 16:24

 (Foto: Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
)
Foto: Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
Os quatro Pontos de Cuidado na Região Metropolitana do Recife (RMR), criados pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, já realizaram, desde 31 de março, 33,5 mil atendimentos. Os serviços funcionam de domingo a domingo no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

Os locais são equipados com lavatório, banheiro e chuveiro para as pessoas em situação de rua. Além da infraestrutura para higiene pessoal, os usuários são cadastrados, recebem orientações sobre a importância da higiene em tempo de pandemia, instruções sobre a forma rigorosa de se lavar as mãos e informações sobre hábitos a serem evitados, considerando o perfil do público.

Diariamente, eles têm a temperatura do corpo aferida e são questionados sobre alguns dos sintomas clássicos da Covid-19. Em caso positivo, um profissional de saúde faz o encaminhamento para o serviço público.

Além da estrutura e das informações, os usuários recebem um kit de higiene pessoal e outro de alimentação. A sacola é composta por sabão líquido, xampu, pente, escova de dente, creme dental e toalha descartável.

O kit de alimentação tem dois itens de carboidratos (entre bolachas, biscoitos, tareco ou pão); duas frutas com casca; uma proteína (sardinha ou queijo processado); um suco ou achocolatado. Cada pessoa recebe uma garrafa com água mineral na saída.

Para o secretário Cloves Benevides, é fundamental a atenção às pessoas em vulnerabilidade social, em especial depois de decretada a quarentena. “A oferta de atenção, de alimentos e informação sobre a necessidade do autocuidado são importantes para todos na sociedade e urgentes na base da pirâmide”, afirmou.

Pontos de Cuidado:

Recife
Armazém 14 – Avenida Alfredo Lisboa,s/n - Bairro do Recife 
Horário: das 8h às 13h e das 13h30 às 17h30

Jaboatão dos Guararapes
Praça Severina Coelho, Centro de Cavaleiro
Horário: das 8h às 15h 

Olinda
Avenida Sigismundo Gonçalves, 700 - Carmo (Casas da Três Marias)
Horário: das 8h às 16h

Paulista
Procon Paulista, na Praça Papa João XXIII, 59 – Centro
Horário: das 8h às 17h
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL