Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Polícia Militar e Grande Recife reforçam fiscalização em transporte coletivo

Publicado em: 28/05/2020 15:49

Nesta quinta-feira, 1.656 policiais e bombeiros atuaram exclusivamente nas operações 'Quarentena' e 'Choque de Ordem' (LUCIANO LUCK/CICOM SDS PE)
Nesta quinta-feira, 1.656 policiais e bombeiros atuaram exclusivamente nas operações 'Quarentena' e 'Choque de Ordem' (LUCIANO LUCK/CICOM SDS PE)
As secretarias de Defesa Social (SDS) e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) estão reforçando a fiscalização das medidas sanitárias no transporte coletivo na Região Metropolitana do Recife. A operação 'Transporte Seguro' envolve agentes da Polícia Militar, e profissionais do Grande Recife Consórcio de Transporte, com pontos de blitz em alguns dos principais corredores viários de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

A medida busca fiscalizar passageiros sobre o uso obrigatório de máscaras, distribuindo o equipamento para quem não possui. Além disso, os usuários também são orientados sobre distanciamento entre as pessoas e o respeito à capacidade máxima dos ônibus. Essas ações se estenderão até o próximo domingo (31) e objetivam, na última semana da Operação Quarentena, intensificar a prevenção à disseminação da Covid-19.

"Com as operações Terminal Integrado Seguro e Choque de Ordem, já estamos fazendo fiscalizações e ordenamentos em oito terminais integrados. Agora, estamos dando um passo à frente, com a incorporação da Operação Transporte Seguro, ordinariamente voltada à prevenção e repressão aos assaltos a coletivos, e que passará a colaborar também com as determinações sanitárias. Esse é um esforço grande de todo o efetivo de segurança e do Grande Recife Consórcio para proteger a população, que deve fazer a sua parte, seja ficando em casa e, em todos os momentos e locais, respeitando as normas de prevenção ao novo coronavírus", diz o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

Segundo coordenador da Transporte Seguro, major Jean Cândido de Melo, serão nove equipes distribuídas em corredores de grande fluxo das cinco cidades da Quarentena. "Nossa ação tem como foco o período da tarde e noite, nos horários de pico da volta pra casa. Além das abordagens com o objetivo sanitário, como a justificativa para estar circulando, o distanciamento entre as pessoas e também fornecendo máscaras aos passageiros, estaremos fazendo consultas dos aparelhos no sistema Alerta Celular e outros procedimentos de rotina que previnem crimes e trazem segurança à sociedade", explica.

Balanço da Operação Quarentena

Durante os 12 dias da Operação Quarentena em Pernambuco, as forças de segurança pública do Estado, em parceria com órgãos das prefeituras dos cinco municípios, realizaram mais de 143 mil abordagens a veículos, orientando mais de 200 mil pessoas, sendo cerca de 31 mil estabelecimentos fiscalizados. Em toda a operação, 15 mil profissionais das operativas da SDS foram mobilizados, em escalas de plantão.

Nesta quinta-feira (28), há 1.656 policiais e bombeiros atuando exclusivamente na Operação Quarentena e na Choque de Ordem, 60% a mais do que o empregado nos primeiros dias. Diariamente, são montados 61 pontos de bloqueio em ruas e avenidas, assim como estão nas ruas 86 equipes da Operação Choque de Ordem, que fiscaliza o comércio e demais estabelecimentos não-essenciais que devem permanecer fechados durante a quarentena.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL