Diario de Pernambuco
Busca

Teleatendimento

Noronha, Chã de Alegria, Glória do Goitá, Vitória, Arcoverde, Chã Grande e Pombos são incluídos no Atende em Casa

Publicado em: 07/05/2020 20:30 | Atualizado em: 07/05/2020 20:36

A ferramenta está disponível pela internet e para smartphones com sistema Android. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação)
A ferramenta está disponível pela internet e para smartphones com sistema Android. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação)
Chã de Alegria, Glória de Goitá, Pombos, Fernando de Noronha, Chã Grande e Vitória de Santo Antão, que, juntos, somam mais de 234 mil habitantes, foram incluídos na lista de municípios atendidos pelo aplicativo Atende em Casa a partir desta quinta-feira (7). A partir da sexta (8), o aplicativo passará a funcionar também em Arcoverde, no Sertão do estado, cidade com uma população de 74 mil pessoas.

O app tem o objetivo de passar orientações para a população com sintomas gripais, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa.

O Atende em Casa já funciona no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima. A tecnologia está disponível ainda para Goiana, na Mata Norte; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; e Serra Talhada, no Sertão. Ao todo, cerca de 4,8 milhões de pernambucanos, o equivalente a mais da metade da população do estado, moram nas cidades atendidas.

Lançado no dia 26 de março em parceria com a Prefeitura do Recife, o aplicativo tem 48.562 usuários cadastrados. Até essa quarta-feira (6), foram realizadas 14.894 teleorientações. Do total, 8.958 pacientes foram aconselhados a manter o isolamento domiciliar e 4.865, após passarem pela chamada de vídeo com um profissional, foram orientados a procurar um serviço de saúde.

O aplicativo, disponível pela internet e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.




 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL