Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

Mulheres podem denunciar violência na Delegacia pela Internet

Publicado em: 26/05/2020 14:44 | Atualizado em: 26/05/2020 15:37

Agressões físicas e sexuais ainda precisam ser denunciadas presencialmente. Em caso de emergência, ligue para o 190. (Foto: Agência Brasil.)
Agressões físicas e sexuais ainda precisam ser denunciadas presencialmente. Em caso de emergência, ligue para o 190. (Foto: Agência Brasil.)
Diante do perigo da subnotificação dos casos de violência contra à mulher neste período de pandemia do novo coronavírus, a chefia da Polícia Civil passou a permitir que denúncias de injúria, calúnia ou difamação, em situação de violência doméstica, possam ser feitas pela internet, na página da Delegacia pela Internet. A instituição acredita que possa existir um incremento de casos sem o devido registro, por conta do isolamento social. 

Casos de agressões físicas e sexuais ainda precisam ser registrados presencialmente, por demandar perícias médicas. Já os registros virtuais passam por validação policial e, depois, são encaminhados ao Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL) para as devidas providências. 

Pernambuco tem, atualmente, delegacias especializadas para o atendimento à mulher em Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina. Nas outras cidades, a população pode procurar qualquer delegacia de plantão da área onde reside ou ocorreu o crime.

Além da possibilidade de denúncia virtual, o estado também onta com a Ouvidoria Estadual da Mulher, onde a vítima pode denunciar e se informar sobre seus direitos. O número é 0800 281 8187. E em uma situação de emergência policial, ligue para o 190.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL