Vida Urbana

Mais de 995 toneladas de lixo são retiradas de rede de esgoto no Recife

Mais de 995 toneladas de lixo foram retiradas de rede de esgoto no Recife, através do serviço de limpeza para desobstrução de uma das principais tubulações que compõem o sistema de esgotamento sanitário. A ação teve início em 2019 e foi finalizada em abril deste ano. Ao todo, mais de 3.200 metros de tubulação, com dimensões variando entre 600mm e 1800mm, foram desobstruídos e as toneladas de lixo foram retiradas do coletor de esgoto entre a Estação de Tratamento no Cabanga e a Praça da República, no Centro do Recife.

De acordo com a Compesa, responsável pela ação de desobstrução dos canos, esta uma das principais tubulações que compõem o sistema de esgotamento sanitário do Recife. 

A rede é chamada de coletora, por ser de grande porte e transportar o esgoto de vários bairros das regiões central e norte da capital pernambucana. Essa é uma das primeiras tubulações de esgoto da capital e tem influência em treze bairros (Santo Amaro, São José, Santo Antônio, Graças, Espinheiro, Aflitos, Derby, Ilha do Leite, Boa Vista, Soledade, Coelhos, Recife Antigo e Paissandu), além de ser responsável por direcionar o esgoto para a Estação de Tratamento do Cabanga.

Em nota, a Compesa informou que não foi necessário a abertura de valas nas vias onde a operação foi realizada e que foram investidos R$ 3 milhões para a realização da atividade. O comunicado também reforçou que, com a ação, haverá uma elevação na capacidade da tubulação, melhorando o processo de escoamento dos efluentes.

Segundo a Compesa, todo o material retirado da rede de esgoto foi encaminhado para um aterro sanitário em Igarassu, Região Metropolitana do Recife, atendendo aos requisitos ambientais de descarte e transporte. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...