Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Homem de 76 anos é o milésimo paciente a receber alta nos Hospitais de Campanha do Recife

Publicado em: 26/05/2020 11:00 | Atualizado em: 26/05/2020 11:40

 (Foto: Divulgação/PCR.)
Foto: Divulgação/PCR.
Manoel Leandro do Nascimento, de 76 anos, foi o milésimo paciente a vencer o novo coronavírus e receber alta nos hospitais municipais de campanha do Recife. O idoso estava internado no Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos, no Centro do Recife, desde o dia 1º de maio. Ele passou 25 dias internado, sendo 15 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, Manoel estava com o pulmão esquerdo comprometido e já tinha um quadro de hipertensão e diabetes.

A filha do paciente, Vanderli Leandro, comemora a cura. "Ele estava muito mal, foi para UTI após complicações pulmonares, mas conseguiu vencer. Estávamos tendo informações diárias dele através da assistente social e dos médicos que estavam cuidado dele. Graças a Deus ele recebeu alta e estamos indo juntos para casa", conta.

A marca dos mil pacientes que receberam alta após vencer a Covid-19 nos leitos criados para a pandemia de Covid-19 na cidade foi registrada nesta segunda-feira (25). "Quero registrar minha gratidão a todos os envolvidos, aos profissionais de saúde e aos demais que trabalham nos sete hospitais de campanha da prefeitura e em toda rede municipal de saúde. Esses hospitais, até poucas semanas atrás eram estacionamentos ou galpões que estavam sem uso e agora estão salvando vidas", comentou o prefeito Geraldo Julio.

Segundo o diretor Geral dos Hospitais Provisórios do Recife, Leonardo Gomes, as medidas de prevenção foram tomadas de forma precoce no Recife, o que vem facilitando no tratamento dos pacientes. "É com muita satisfação que a gente chega ao milésimo paciente salvo. O prefeito Geraldo Julio iniciou o programa em janeiro desse ano, então as medidas foram tomadas muito precocemente para que a gente pudesse atingir esse número o mais rápido possível. O cuidado não parou. Foram mil pessoas salvas, mas a gente precisa manter o distanciamento social. Essa é uma doença invisível, que pode pegar muitas pessoas ao mesmo tempo. Por isso, precisamos da colaboração para que todos fiquem em casa", desta.

A diretora Médica do HPR2, Danielle Batista, também alerta para que a população permaneça em isolamento social. "Tem sido uma batalha a cada dia contra essa doença e suas sequelas, tanto psicológicas, quanto orgânicas. E cada alta que damos é uma conquista e um passo a mais para vencer essa doença. Então, fiquem em casa porque não está sendo fácil. Ainda tem muita gente adoecendo e vemos o sofrimento de perto. Então é muito importante que cada um cuide de si para que a gente possa cuidar de todos", ressalta.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, os hospitais provisórios têm atualmente 355 pessoas internadas, sendo 92 em UTI. "Há uma indicação de diminuição no número de internações nos últimos dias. Ainda são números preliminares. Não dá para a gente dizer que é uma tendência permanente. Portanto, estamos avaliando o tempo inteiro esses dados. É importante registrar que estamos a nove dias liderando o ranking nacional de isolamento social. Nós temos realmente um número de pacientes curados que já ultrapassamos mais de 4 mil pacientes recuperados na cidade", comentou o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia.

A rede municipal de saúde conta com 727 leitos abertos, sendo 125 de UTI, exclusivos para atender aos pacientes da Covid-19. O serviço envolve 3,6 mil profissionais. Desde a decretação da pandemia, o município adquiriu 10 mil equipamentos médico-hospitalares e 3 milhões de Equipamentos de Proteção Individual.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL