Diario de Pernambuco
Busca

RELIGIÃO

Comunidade católica celebra Pentecostes em Live

Publicado em: 31/05/2020 17:27

 (Foto: Leandro de Santana / Diario de Pernambuco )
Foto: Leandro de Santana / Diario de Pernambuco
Neste domingo (31), a comunidade Católica celebra Pentecostes, uma das mais importantes datas de seu calendário. A ocasião, que relembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, exatamente 50 dias após a Páscoa, tradicionalmente era comemorada com uma festa no Parque 13 de maio, acompanhada de milhares de fiéis. Impedida pela pandemia, a solenidade teve de se reinventar e chegou até os católicos por meio da internet. 

A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou uma live solidária no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, no antigo Colégio Nóbrega, no bairro da Soledade, no Centro do Recife. Com início às 15 horas, contou com a participação dos padres Damião Silva, João Carlos Ribeiro e Rosivaldo Torres. Às 17 horas, a Santa Missa passou a ser presidida pelo arcebispo, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio. 
 
“Pentecostes é uma das três mais importantes solenidades do ano litúrgico, é onde celebramos o nascimento da igreja. Esta foi a data em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e eles foram enviados em missão”, explica o arcebispo. “Hoje refletimos sobre a nossa missão, enquanto cristãos e discípulos de Jesus Cristo, de levar a boa nova para o mundo. É o dia do comprometimento missionário.” 

 (Foto: Leandro de Santana / Diario de Pernambuco )
Foto: Leandro de Santana / Diario de Pernambuco


Esta é apenas mais uma das celebrações que tiveram de ser realizadas sem a presença de fiéis. Durante a pandemia, a Missa para Nossa Senhora de Fátima, Missa dos Santos Óleos e até mesmo a Páscoa precisaram do afastamento físico da comunidade católica, sendo concelebradas apenas pelos membros do Conselho Presbiteral. “Esse período tem sido doloroso demais, mas o que se pode fazer? Temos que dar o exemplo, entendermos que a situação é difícil e colaborar para o bem da vida. Graças a Deus os meios de comunicação tem facilitado esta ligação com o público.” 
 
A solenidade foi transmitida pela Rádio Nova Olinda, pelo Facebook, Instagram e Youtube da Arquidiocese. Este último reuniu mais de 1.000 visualizações simultâneas durante a live. Ainda foi disponibilizado um QR Code que redirecionava quem estava assistindo para uma página onde era possível doar para a Caritas Arquidiocesiana, ação voltada para o incentivo de pequenas iniciativas de transformação social promovidas pelos paróquias, pastorais, movimentos e grupos dentro do território de Olinda e Recife. “Não acho que o distanciamento abale a fé. Acho que a Igreja vai amadurecer muito durante este período, não somente ela, mas a sociedade como um todo. Vamos descobrir novos valores a partir desta experiência que estamos vivendo”, diz Saburido.  
 
Fim do Lockdown  
 
A partir desta segunda-feira (1º), Pernambuco decretará fim as medidas mais rígidas de quarentena. Na mesma data, os templos e igrejas de Petrolina podem voltar a realizar celebrações religiosas. A medida foi divulgada no decreto municipal publicado na última sexta-feira (29) e prevê, contudo, restrições para o funcionamento. A taxa de ocupação, por exemplo, não poderá ultrapassar 50% do limite máximo permitido no ambiente e os assentos devem ser bloqueados ou distanciados, de forma que os indivíduos se posicionem a, no mínimo, 2 metros uns dos outros. Também são protocolos obrigatórios o reforço na higienização do ambiente e o uso de máscaras no local. 

O Arcebispo de Olinda e Recife diz que ainda não pode falar sobre a retomada das celebrações nas capitais. “Estou aguardando que cheguem as medidas do Governo, mas espero que elas possam ajudar a caminhar. Alguma coisa precisa ser feita. Não podemos ficar eternamente assim. Talvez seja a hora de retomar aos poucos, com os cuidados devidos.” 
 
Assista a Live 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL