Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Compesa instala lavatórios em 16 municípios para combater a Covid-19 em Pernambuco

Publicado em: 29/05/2020 17:46

 (Fotos: Aluísio Moreira)
Fotos: Aluísio Moreira
Para diminuir a contaminação por Covid-19 e frear a doença em Pernambuco, a Compesa e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, pasta à qual a estatal é vinculada, iniciaram nesta semana uma ação de prevenção. Serão instalados 38 lavatórios de mãos públicos em 16 municípios, do Recife ao interior do Estado, todos produzidos com mão de obra própria e com materiais reaproveitados nas unidades da Compesa.

A iniciativa, que tem convênio com o Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT), visa colocar as estruturas em locais próximos às lotéricas, mercados públicos, feiras livres e bancos. Os equipamentos funcionarão por meio de um mecanismo de acionamento automático, evitando o contato direto do usuário com a pia. Os novos lavatórios estarão ligados diretamente na rede de água da Compesa e próximos às caixas coletoras de esgoto para o correto descarte e proteção do meio ambiente.

A primeira unidade foi instalada na tarde da última quinta-feira (28) no Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. Nesta sexta foi a vez foi a Mercado de Água Fria, também no Recife. Os bairros Centro e Jose e Maria, em Petrolina, também ganharam duas unidades. Na próxima segunda (01), a ação chegará aos mercados de Casa Amarela e Nova Descoberta, durante a semana serão postos lavatórios no Cordeiro, Várzea, Engenho do Meio, Arruda e Alto do Deodato.

Na primeira etapa estão previstas a instalação de 23 lavatórios nas cidades de Garanhuns, Salgueiro, Petrolina, Arcoverde, Pesqueira, Cupira, Belo Jardim, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Bonito, Paudalho, Limoeiro, Tamandaré, Ouricuri. Na capital, por meio de pareceria com a Prefeitura do Recife, serão contempladas com 15 unidades, ao longo dos próximos dias, as localidades de Casa Amarela, Nova Descoberta, Beberibe, Afogados, Encruzilhada, Água Fria, Campo Grande, Cordeiro, Várzea, Engenho do Meio, Jordão, Ibura UR-1, Arruda e Alto do Deodato.

A escolha dos pontos de instalação foi baseada em um mapeamento da Compesa nos centros urbanos mais movimentados. 'Com esta ação estamos nos preparando para a retomada das atividades nesta nova realidade de vida. Nosso objetivo é equipar esses espaços públicos, proporcionando que as pessoas utilizem os lavatórios para higienização, uma medida simples, mas eficaz para reduzir o contágio da doença", avalia a presidente da Compesa, Manuela Marinho que completa. "Estamos incansáveis buscando cada vez mais soluções para levar água para as pessoas".

Terminais Integrados

Na última semana, a Compesa lançou outras duas ações sociais contemplando a população da Região Metropolitana do Recife (RMR). A Companhia está instalando pias de higienização em 22 terminais integrados de passageiros. Até o momento, o total de 14 (Cajueiro Seco, Joana Bezerra, Prazeres, Aeroporto, Tancredo Neves, Recife, Barro, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Caxangá, Getúlio Vargas, CDU, PE-15 e Xambá) já estão com as pias em pleno funcionamento e os demais (Camaragibe, Cosme Damião, Abreu e Lima, Igarassu, Cabo, Jaboatão, TIP, Rio Doce) serão contemplados nos próximos dias.


 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL