Diario de Pernambuco
Busca

SOLIDARIEDADE

Amigos distribuem 5 mil marmitas para pessoas em situação de rua em 40 dias

Publicado em: 08/05/2020 20:08 | Atualizado em: 08/05/2020 20:41

 (Foto: Divulgação
)
Foto: Divulgação
A pandemia do coronavírus vem revelando ainda mais a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua. Enquanto os pernambucanos são encorajados a permanecer em suas residências, forma mais eficiente para o achatamento da curva de contaminação, quem não tem um teto fica exposto ao vírus. Para tentar diminuir um pouco o impacto negativo, o grupo Amigos Solidários está realizando a distribuição de alimentos e EPI’s para esta parcela da população. Nesta sexta-feira (8), a iniciativa completou 40 dias e deseja crescer ainda mais. 
 
“Sempre que acontece algo muito grave tento ajudar. No começo da pandemia comprava sozinho dez ou quinze quentinhas para distribuir. No dia 29 de março comprei esta mesma quantidade e levei para a Rua do Imperador, mas quando cheguei lá vi muita gente, então as 15 quentinhas que levei não deu para quase ninguém. Saí de lá muito abalado, pensando no que poderia fazer”, relembra o leiloeiro Luciano Rodrigues. “Falei com um amigo meu que passou a me vender a 7 reais a quentinha, comprava 50, totalizando 350 reais ao dia. De imediato garanti dois dias, minha esposa mais um e meus filhos, de 13 e 9 anos, também doaram suas mesadas para ajudar.”   

Logo a iniciativa foi sendo conhecida por mais amigos e familiares de Luciano, que ajudaram a ampliar a rede de solidariedade. Ao todo, cinco mil marmitas, seis mil garrafas d’água e cinco mil sobremesas foram distribuídas aos mais necessitados na Rua do Imperador, em frente à Capela Dourada, no bairro de São José. “A gente tem se dedicado bastante a ampliar o projeto. Já fizemos 40 e agora temos mais 18 dias de entregas garantidos”, diz Luciano. “Também olhamos para outras situações. As filas da caixa estavam absurdas, sabendo disso recolhemos doações e compramos duas mil máscaras, que distribuímos para estas pessoas e para os moradores da Rua do Imperador.” 

Luciano garante que durante as entregas todos os cuidados necessários estão sendo tomados para proteger os voluntários e quem irá receber as doações. “Neste momento tenho pessoas na família que estão com Covid e isso me assusta um pouco. Temos tentado revezar as pessoas que estão indo para as entregas, mesmo que estejamos todos protegidos com luvas e máscaras. Hoje comprei um protetor facial, por exemplo”. 

Para o leiloeiro, este é o momento para se mostrar solidário. “Se cada um fizer um pouco nós conseguimos diminuir o sofrimento dessas pessoas. Eu nem imaginava que chegaríamos a tantos dias de ação. Isso não é feito só por mim, mas com a ajuda de todos que doaram, amigos, familiares e até mesmo desconhecidos que procuram minhas redes sociais perguntando como ajudar”. Para colaborar na distribuição dos alimentos, interessados podem entrar em contato com Luciano no número (081) 99978-4433. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL