Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Aplicativo Atende em Casa é ampliado para atendimentos em Goiana e Garanhuns

Publicado em: 28/04/2020 19:22 | Atualizado em: 28/04/2020 19:24

A ferramenta está disponível pela internet e para smartphones com sistema Android. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação)
A ferramenta está disponível pela internet e para smartphones com sistema Android. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação)
O aplicativo Atende em Casa atenderá, a partir desta quarta-feira (29), os moradores dos municípios de Goiana, na Mata Norte do estado, e Garanhuns, no Agreste, beneficiando cerca de 220 mil pessoas. Com as duas novas cidades contempladas pela iniciativa do governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, já são nove o número de municípios.

Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Caruaru, Serra Talhada, Goiana e Garanhuns são as cidades atendidas pela ferramenta indicada para pessoas que estejam apresentando sintomas gripais. A expectativa é que o aplicativo chegue, nos próximos dias, aos municípios de Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba e Abreu e Lima.

Até esse domingo (26), 6.455 usuários provenientes dos municípios atendidos já haviam se cadastrado na ferramenta. Já foram realizadas 1.418 tele-orientações pelos profissionais. Cerca de 600 pessoas foram orientadas a procurarem uma unidade de saúde. O aplicativo, disponível pela internet e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários.

Cerca de 40 profissionais de saúde estão sendo treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, e devem se juntar aos 70 servidores que já estão atuando no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL