Vida Urbana

Na UPE, alunos da FCAP estão sem professores em mais de 30 disciplinas

34 disciplinas estão sem professor na FCAP da UPE.

O estudante Felipe Vieira, de 24 anos, cursa o 9º (e último) período de Administração e estava ansioso para se formar. Mas, só no seu período, são quatro disciplinas sem professor. “A gente fica decepcionado, né? Passa um ano estudando, se concentrando, aí quando entra na faculdade, passa a se decepcionar com o que encontra. Eu já estava bem decepcionado, mas foi o auge chegar agora no final e descobrir que só tem um professor dando aula”, lamenta.

Comunicado pegou alunos de surpresa.

Além da FCAP
O vice-presidente da Adupe, Moisés Almeida, aponta que a falta de professores é um problema que já vem de anos, e não é pontual na FCAP. Cerca de 270 disciplinas, em várias unidades do estado, começaram o semestre sem professores. “A UPE se ampliou, chegou a novas cidades, aumentou a quantidade de cursos, mas o quadro de docentes não acompanhou essa expansão. Logo no início da gestão Paulo Câmara, em 2015, conseguimos pactuar a realização de concursos, de forma escalonada. Mas, infelizmente não foi o que aconteceu”, conta.

“Os concursos que aconteceram nos últimos cinco anos não conseguiram preencher o quadro total da universidade, que é dinâmica e tem muitos professores se aposentando. E essas vagas que vem sendo repostas. Como as novas vagas não foram totalmente contempladas, a UPE acaba contratando docentes de forma precária para suprir essa necessidade a cada semestre”, prossegue Moisés, que cita como exemplo o campus de Petrolina, administrado por ele entre 2013 e 2016: “Há um período do curso de Geografia que não está com aulas porque não tem professor nenhum”.

Segundo a Adupe, déficit de professores atinge diversas unidades da UPE, como o campus de Petrolina.

Contratos, concursos e seleções simplificadas só podem ser feitas com autorização da Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD). Em nota à reportagem, a pasta informa que o estado “não mede esforços para a admissão de pessoal visando sanar eventuais problemas existentes. No entanto, é preciso reunir as informações necessárias para que haja autorização para a admissão de novos servidores sem ferir os limites de despesa de pessoal impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”. 

Ainda, a SAD afirma que “desde 2015, contratou mais de 300 profissionais para compor o quadro de docentes da Universidade de Pernambuco”.

Disciplinas sem professor
Manhã - 1º período: Matemática, Filosofia e Psicologia
Manhã - 2º período: Sociologia
Manhã - 4º período: Adm. Materiais
Manhã - 6º período: Estágio Supervisionado I, Adm. Vendas I e Adm. Produção II
Manhã - 7º período: Adm. Varejo e Economia Internacional
Manhã - 8º período: Mercado de Capitais e Gestão de Recursos Humanos
Manhã - 9º período: Gestão da Qualidade, Gestão Operacional e Adm. Pública
Noite - 1º período: Psicologia
Noite - 2º período: Economia II
Noite - 3º período: Comunicação
Noite - 4º período: Organização Sistemas e Métodos I, Adm. Mercadológica I e Adm. Materiais
Noite - 5º período: Organização Sistemas e Métodos II
Noite - 6º período: Adm. Vendas I, Adm. Produção II e Estágio Supervisionado I
Noite - 8º período: Adm. Vendas II, Adm. Distribuição e Gestão da Qualidade
Noite - 9º período: Gerência Empresarial, Gestão Empresas Serviços, Mercado de Capitais e Adm. Projetos
Noite - Turma extra: Pesquisa de Mercado e Gestão Operacional

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...