Diario de Pernambuco
Busca

Federação Israelita de Pernambuco repudia caso de saudações nazistas em colégio do Recife

Publicado em: 06/03/2020 19:31

Os alunos postaram as fotografias, mas apagaram horas depois (Reprodução/ Redes sociais)
Os alunos postaram as fotografias, mas apagaram horas depois (Reprodução/ Redes sociais)

Após o episódio de exaltação ao nazismo em um colégio particular do Recife, a Federação Israelita de Pernambuco (FIPE)manifestou sua "profunda preocupação e indignação" por meio de nota, onde cobra a conscientização aos estudantes envolvidos no caso e reforça a importância da memória histórica. O episódio envolvendo 11 alunos do Colégio Santa Maria, localizado na Zona Sul do Recife, aconteceu nesta última semana. Os alunos foram suspensos e só devem voltar a instituição na próxima terça-feira (10).

Ainda de acordo com a federação, "esta é uma questão muita cara para a sociedade em geral e em particular para a comunidade judaica", reforça o comunicado, referindo-se, entre outras atrocidades, aos milhões de judeus perseguidos e assassinados nos campos de concentração. 

Em comunicado oficial, o Santa Maria ressaltou que “não apoia nenhum comportamento que vá de encontro aos valores cristãos, éticos, cidadãos, à preservação da vida, ao respeito a todos as raças, povos e crenças”. A escola ainda pede desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas. “Informamos que, imediatamente, nos reunimos com pais e alunos e tomamos as medidas pedagógicas e educativas cabíveis”, diz um trecho.

O grupo de jovens tem idades entre 11 e 17 anos e no momento em que se fotografaram fazendo a saudação nazista, estavam em campanha para que um deles fosse o orador da turma. A imagem chegou a ser postada em uma rede social, que foi removida posteriormente.

 

Confira posicionamento da FIPE na íntegra

 

NOTA DA FEDERAÇÃO ISRAELITA DE PERNAMBUCO 

Com profunda preocupação e indignação, tomamos conhecimento do fato ocorrido no interior do Colégio Santa Maria, em que um grupo de jovens estudantes ostentaram a saudação nazista diante de um deles, o qual se apresentava como líder nos moldes do führer genocida e ainda, entusiasmados com o feito, divulgaram foto e texto nas redes sociais.

Imediatamente, como de hábito, em entendimento com a Confederação Israelita do Brasil - Conib, sediada em São Paulo, buscamos um canal de comunicação com a direção do Colégio, ficando agendada uma reunião para tratar do assunto. 

Esta é uma questão muita cara para a sociedade em geral e em particular para a comunidade judaica. 

É preciso lembrar permanentemente a barbárie efetivada pela ideologia nazista no período da segunda guerra mundial, promovendo-se a reflexão sobre o assunto, para que não se permita que isso volte a acontecer. 

Nesse sentido, em evento que acontece anualmente, definido pela ONU como Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com o propósito de relembrar e refletir sobre o assunto, neste ano, marcamos essa data em ato realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, requerido pela Deputada Priscila Krause e presidido pelo Deputado João Paulo Lima e Silva.

Essas ideias abomináveis que atingiram judeus, mas também negros, ciganos, oposicionistas ao regime, testemunhas de jeová, comunistas, homossexuais, pessoas que apresentavam alguma deficiência ou distúrbio mental, não podem ser tratadas com complacência e consideradas banais. A apologia ao nazismo é crime no Brasil e, portanto, precisamos estar alertas aos sinais da sociedade no planeta e atuarmos em todas as instâncias para erradicarmos suas raízes.

A ONU e UNESCO diante da gravidade da questão, aprovaram resoluções voltadas para a importância da educação no sentido da prevenção de crimes de genocídio e atrocidade. Torna-se, como vemos, urgente implementar nas escolas o ensino sobre o holocausto, tema já incluído na Base Nacional Comum Curricular, desde 2018.

O conhecimento em geral e o da história da humanidade, em particular, constituem a base fundamental para a formação de cidadãos íntegros, independentes, críticos, regidos por valores humanistas como a solidariedade, a tolerância, o respeito às diferenças, a justiça social...

Colocamo-nos, portanto, à disposição para contribuir com o esclarecimento e a formação educacional daqueles envolvidos neste fato e toda comunidade escolar.


Recife, 6 de março de 2020

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL