° / °

Uninabuco se renova com reformas e novo campus em 2020

O Centro Universitário Uninabuco aposta em melhorias na estrutura de sua sede, no Centro, e se prepara para abrir as portas de nova unidade na Caxangá

Por

Foto: Uninabuco/Divulgação
A previsão é que o novo campus na Avenida Caxangá seja inaugurado ainda este mês

Empreendedorismo, trabalhabilidade (geração de renda a partir de habilidades), gestão estratégica e adaptação às novas tecnologias estão entre os pontos-chave a serem trabalhados por quem se matricular no Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco) em 2020. Investindo em melhorias na estrutura de sua sede e prestes a abrir as portas de um novo campus, instalado na Av. Caxangá, o centro de ensino aposta em metodologias ativas e instalações tecnológicas para oferecer ensino superior alinhado às principais demandas do público jovem e do mercado de trabalho atual.

Na sede da Uninabuco, no Centro do Recife, uma série de reformas estruturais teve início em novembro do ano passado e deve seguir até meados deste semestre, visando à modernização do espaço. "O intuito é tornar o centro universitário um ambiente mais atual, para acompanhar as novas perspectivas de mercado", explica Anna Cristina Araújo, reitora da Uninabuco Centro. As melhorias envolvem reformas na biblioteca, na Central de Relacionamento com o Aluno (CRA), nas áreas de convivência, auditórios, entre outros espaços. Está sendo construída, ainda, uma "sala de descompressão", que reunirá jogos e atividades lúdicas para que os alunos desfrutem de uma pausa na rotina de estudos.

As melhorias na estrutura da Uninabuco Centro vão facilitar, ainda, a continuidade de ações de inclusão social e projetos de revitalização do Centro do Recife promovidos pela instituição. "Nosso intuito é abraçar a comunidade recifense e acolher todas as minorias. Em parceria com a Prefeitura do Recife, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), temos trabalhado para dar nova vida ao Centro da cidade, promovendo serviços de saúde, treinamentos para lojistas e fomentando projetos sociais voltados para quem atua na região", detalha Anna Cristina. Em 2020, o projeto Viver o Centro, que incentiva a conexão entre os recifenses e o espaço público, será uma das iniciativas-chave para o centro de ensino. "Direito, pedagogia, serviço social, administração, ciências contábeis e cursos de gestão estão entre os mais procurados. E estamos potencializando fortemente a área de saúde", acrescenta a reitora sobre os destaques da instituição.

Nova unidade, propósitos renovados
Já na Caxangá, a construção de outra unidade da Uninabuco segue a todo vapor: a previsão é que o novo campus seja inaugurado este mês. Localizada num dos principais corredores viários do Recife, o centro universitário deve receber alunos da capital, Região Metropolitana e do interior do estado, oferecendo mais de 40 cursos de graduação e mais de 25 opções de especialização, entre MBAs e outras pós-graduações. "É um novo conceito, chamamos de Nova Uninabuco. É uma unidade mais robusta, com estrutura diferenciada, localizada estrategicamente. Fica em frente a um dos principais corredores de ônibus, o que vai possibilitar a chegada de alunos de Carpina, Limoeiro, entre outras cidades, além de facilitar o deslocamento de todos os bairros da cidade", avalia o diretor da Uninabuco Caxangá, Ademir Mengue.

No espaço, serão disponibilizados 13 laboratórios de saúde, exatas e tecnologia, além de sala de aulas modernas, área de convivência, sala de metodologias ativas, biblioteca, salas de estudos, auditório para 230 pessoas, Clínica de Psicologia e estacionamento com 300 vagas para alunos e colaboradores. "Vamos contar, ainda, com uma clínica escola para os cursos de saúde. Isso agrega muito ao município, porque atende a demandas da população local. Os alunos aprendem de forma prática, e a população se beneficia com a qualidade dos serviços prestados", prevê o diretor.

"O atual cenário econômico está extremamente competitivo, as empresas vêm cobrando cada vez mais dos profissionais. Para quem está iniciando a primeira graduação ou apostando numa nova, as metodologias ativas e a apuração de um olhar empreendedor fazem com que os alunos sejam absorvidos com mais facilidade no mercado. Não dá para pensar num futuro promissor sem a graduação”, opina Mengue. O movimento, no sentido de aproximar os alunos de sua atuação profissional, será reforçado pela Uninabuco através do estímulo à resolução de problemas e ao empreendedorismo ao longo da graduação. Para acompanhar o desempenho dos alunos durante os cursos, um Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) atenderá às demandas psicopedagógicas dos estudantes. Especialistas, mestres e doutores vão compor o corpo docente, orientado a encorajar o olhar empreendedor, a trabalhabilidade (geração de renda) e a gestão inovadora. "É preciso se diferenciar. Pensar fora da caixa", conclui o diretor.

DUAS PERGUNTAS: Anna Cristina Araújo, reitora da Uninabuco Centro

Quais demandas do mercado de trabalho vocês têm observado e procurado contemplar no centro universitário?
O mercado está querendo um aluno que não tenha somente conhecimento teórico, mas conhecimento prático e de resolução de problemas. O mercado busca profissionais que tenham performance, atitude, boa postura, que estejam antenados com as tendências. E alguém que tenha uma base cultural forte, uma visão do todo. 

Quais as dicas para quem está pensando em dar início a uma graduação este ano? 
É muito importante buscar agregar valor ao currículo, para quem está começando uma graduação ou pós-graduação. O mercado está buscando profissionais com habilidades técnicas, humanas e conceituais. É importante, ainda, buscar cursos de aperfeiçoamento ao longo da formação. Aqui, temos um Núcleo de Trabalhabilidade, que acompanha os alunos do início ao fim do curso, oferecendo aulas de Excel e oratória, por exemplo, e facilitando o relacionamento com as empresas, fazendo uma ponte entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho.