Diario de Pernambuco
Busca

Segurança alimentar

Vigilância Sanitária do Recife capacita vendedores de alimentos para carnaval

Publicado em: 14/02/2020 16:18

Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife
Pessoas que trabalharão vendendo comidas nos polos centralizados e descentralizados do Carnaval 2020 estão recebendo treinamento, na manhã desta sexta-feira (14), sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. A capacitação é promovida pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire.

Os inspetores sanitários da Secretaria de Saúde falam das doenças que são transmitidas por alimentos e como evitar as contaminações; como deve ser o local de trabalho; a forma correta de armazenamento e manipulação dos insumos, além de outras orientações sobre o transporte, água e lixo. As informações são baseadas nas normas sanitárias, para que o cliente tenha segurança na hora do consumo.

A Visa também capacita, até a tarde desta sexta, os comerciantes de alimentos cadastrados pela Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon). Ao todo, cerca de 350 empreendedores recebem o treinamento sobre os cuidados necessários para evitar as doenças transmitidas por alimentos. Um folder educativo com todas as recomendações está sendo distribuído para os participantes.

Plantão

No período carnavalesco, serão realizadas inspeções sanitárias nos comércios de alimentos formais, informais padronizados e ambulantes. No dia do Galo da Madrugada, serão feitas inspeções nos camarotes, trios elétricos, postos de saúde e ambulâncias.

Haverá ainda um estande da Secretaria de Saúde na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, onde equipes da Vigilância Sanitária receberão denúncias e orientarão a população sobre o consumo seguro de alimentos e recomendações para o comércio informal de alimentos.

Segurança do trabalho

Na mesma capacitação, os trabalhadores dos comércios formal e informal também recebem orientações sobre como evitar acidentes de trabalho. As ações de promoção e prevenção serão dadas por profissionais do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Recife (Cerest), que também farão plantões durante o Carnaval, para minimizar a ocorrência de acidentes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL