Vida Urbana

Participantes das Virgens do Bairro Novo se fantasiam em defesa dos direitos das mulheres

José Carlos, Fábio e José Roberto participam da 67ª edição do bloco.

O eletricista José Carlos Ferreira, 42 anos, fez uma homenagem à delegada e deputada estadual Gleide Ângelo, conhecida pela defesa das mulheres. "Mulher tem que ter amor, carinho e respeito. Não pode ser maltratada, nem assassinada", disse, referindo-se aos feminicídios no estado. 

O professor de geografia Fábio Cardoso, 38, usou um uniforme da seleção de futebol para homenagear Marta, jogadora. "O futebol feminino tem que ter igualdade com o masculino, o mesmo apoio", disse, vestido de Rainha Marta.

O motorista José Roberto Silveira, 47, escolheu se fantasiar de vagina para alertar às mulheres sobre a necessidade da prevenção para evitar o câncer do colo do útero. A fantasia vagina preventiva saiu como uma das vencedoras da categoria Mais sapeca.


Paulo Pessoa, 65, aposentado ironizou com o derramamento de óleo no litoral. "Eles sabem quem é o culpado pelo derramamento de óleo, mas não querem dizer. Precisou eu vir aqui para falar que foi o 'boi' da sereia. Querem que a gente esqueça", ironizou Paulo, referindo-se à menstruação. O aposentado tem 46 anos de Virgens do Bairro Novo.

O grupo Ivete Isaura trouxe uma virgem fantasiada de Ivete Sangalo cercada de "escravos". "É a segunda vez que a gente se fantasia de Ivete. Ela é escrava da música", brincou Carlos Mota, 50, produtor de eventos. O grupo conquistou o primeiro lugar na categoria originalidade.


Este ano, o bloco homenageia o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, o Maestro Spok, a repórter Bianka Carvalho e o cantor Ed Carlos e o empresário Celso Muniz. A madrinha da agremiação é Gleide Ângelo. Um total de 26 atrações está previsto para se apresentar ao longo do desfile. Entre elas estão a banda Som da Terra, Sedutora, Bateria Cabulosa, Neto Brayner e Capital do Frevo. Onze trios tomam a avenida.

O desfile saiu da Praça 12 de Março, por volta de meio-dia, após o julgamento que escolheu as fantasias campeãs. O desfile segue pela Avenida Getúlio Vargas até o Restaurante Estrela do Mar, na beira-mar de Olinda, em cerca de quatro quilômetros de percurso. “Estou gostando porque estão fazendo crítica social”, disse Caju, da dupla Caju e Castanha, pela primeira vez na comissão julgadora das fantasias.

As Virgens do Bairro Novo começou a sair no carnaval em 1953, quando um grupo de homens resolveu promover um jogo de futebol à fantasia. Na época, as fantasias eram confeccionadas em papel crepon, pelos próprios participantes. A brincadeira começou na Praia do Farol e depois seguiu para a Praia de Bairro Novo.

Outra novidade deste ano é que o bloco também sairá no carnaval, no dia 23. A concentração será às 10h, na frente do número 211, na Rua 27 de Janeiro. O desfile contará com orquestra de frevo. Também na programação está prevista uma confraternização da diretoria do bloco com as virgens vencedoras, que acontece no dia 1º de março, chamada Feijoada das campeãs.

Ao todo, 515 policiais militares fazem a segurança do evento junto com 200 seguranças de uma empresa privada. Dez ambulâncias estão espalhadas ao longo do percurso.

As premiações saíram para sete categorias: grupo, luxo, originalidade, destaque, mais malanhada, mais tímida e mais sapeca. os primeiros lugares ganharam R$ 200 e os demais colocados, troféu.

Confira os resultados do concurso das Virgens do Bairro Novo

Categoria

Grupo

1 - As miss seráveis de Olinda

2 - Cinderela Eterna princesa

Luxo

1 - Sra da Serpente (044)

2 - Virgens cabulosa (122)

Originalidade

1 - A Ivete Isaura (114)

2 - Boi da Virgem Sereia (102)

Destaque

1 - Ensaio Fotográfico (012)

2 - Tudo Ok (111)

Mais Malamanhada

1 - SOS mar (105)

2 - Princesa Gerusa da Macedônia (107)

Mais Tímida

1 - Annita (109)

2 - Coroa Vírus (101)

Mais Sapeca

1 - Menina de ouro (019)

2 - Vagina preventiva (027)
 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...