Diario de Pernambuco
Busca

Plano B

Ônibus serão reforçados caso metrô quebre durante o Galo da Madrugada

Publicado em: 20/02/2020 15:30 | Atualizado em: 20/02/2020 19:37

Locais como o TI Joana Bezerra receberão reforço nas linhas de ônibus, caso o metrô quebre durante o Galo. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
Locais como o TI Joana Bezerra receberão reforço nas linhas de ônibus, caso o metrô quebre durante o Galo. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
Se o metrô do Recife quebrar neste sábado (22), durante o Galo da Madrugada, o Grande Recife Consórcio de Transporte já tem engatado um plano de contingência para evitar transtornos. A informação foi repassada pelo coordenador do Grupo de Trabalho do Carnaval da Secretaria de Defesa Social (SDS), coronel João Barros. O reforço nas linhas de ônibus acontecerá em quatro pontos específicos: Cais Santa Rita, Terminal Integrado da Joana Bezerra, Praça do Derby e Parque 13 de Maio. 

“A gente sempre teve o plano de contingência, mas com a constância de problemas com o metrô, a gente reforçou o plano, em termos de quantidade de ônibus”, explica o coronel. No entanto, a expectativa é que esse “backup” não seja necessário, visto o reforço montado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para operar no dia do bloco carnavalesco. “Eles trabalharam forte nisso, estão deixando o pessoal de plantão, da manutenção, engenharia. E a gente espera que não tenha nenhum problema”, acrescenta.

A reportagem questionou o Grande Recife, para ter mais detalhes do plano de contingência, e aguarda resposta.

Esquema do Metrô

Neste sábado, apenas as estações Recife, Joana Bezerra, Afogados (Linha Centro) e Largo da Paz (Linha Sul) irão funcionar normalmente, das 5h às 23h. As outras 12 estações da Linha Centro, as 9 da Linha Sul e toda a linha VLT/Trem Diesel, das 14h às 20h, somente servirão para desembarque de passageiros. A medida, divulgada na manhã desta quinta-feira (20), será tomada para dar conta da movimentação de saída de foliões da festa

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estima que 300 mil passageiros devem usar o serviço no dia. Para garantir a eficiência do plano, os maquinistas dos trens estarão acompanhados de outros funcionários do sistema dentro da cabine - pode ser um supervisor, um engenheiro ou um técnico de manutenção.

“Quando o folião está vindo para festa, ele vem de todos os lugares. Já na hora do retorno, todo mundo quer embarcar na mesma hora. Durante tantos anos de Galo da Madrugada, notamos que 80% do fluxo se concentra no retorno da festa. Resolvemos concentrar o fluxo para que a gente tenha mais trens levando as pessoas de volta, desobstruindo as plataformas e diminuindo a espera”, justifica o superintendente de Comunicação da CBTU Recife, Salvino Gomes

A CBTU promete intervalos pequenos entre um trem e outro no dia. Para a Linha Centro, o tempo estimado é de 5 minutos e 30 segundos. Já na Linha Sul, 7 minutos e 30 segundos. Caso necessário, a empresa irá colocar mais trens circulando, podendo ativar até 13 locomotivas na Linha Centro e até 9 na Sul. 

O passageiro tem duas opções para utilizar o sistema do metrô no dia do Galo: o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), como de costume, ou o bilhete de papel, à venda nas estações Recife, Joana Bezerra, Afogados e Prazeres. O bilhete foi ressucitado pela CBTU para ajudar a agilizar o embarque/desembarque de passageiros e só é válido neste sábado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL