Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

Novo posto da Guarda Municipal do Recife foi inaugurado na Rua da Aurora

Publicado em: 20/02/2020 18:18

Foto: Douglas Fagner/Seplag
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, inaugurou nesta quinta-feira (20) o novo posto da Guarda Municipal, que funcionará na Rua da Aurora, em Santo Amaro.  O espaço operará como base para a Ronda de Apoio ao Cidadão (Rondac) e contará com o total de 48 agentes trabalhando diariamente, 24h por dia.

"Essa foi a gestão que mais investiu na Guarda Municipal, a mais antiga do Brasil. Mantemos sempre em mente a lógica de fazer o melhor para todos e isso começa com a nossos agentes", enfatizou o Secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti.

Além de base de apoio, o espaço também atuará no patrulhamento da Rua da Aurora, fiscalizando as quadras esportivas, pistas de corrida e esculturas.

O secretário de Planejamento e Gestão Alexandre Rebêlo também prestigiou a inauguração e enfatizou a importância da Guarda Municipal para a população. "Nosso maior desafio é trabalhar com a prevenção da violência. Essa sempre foi a preocupação dessa gestão, com a melhoria, modernização e valorização dos agentes municipais, que estão nessa linha de frente".

Também na ocasião foram distribuídos cerca de 300 novos coletes à prova de bala e 300 tonfas, que irão reforçar a segurança dos agentes durante o carnaval.  "A prevenção é sempre o melhor caminho para a população, primando sempre em dar o nosso melhor serviço, que é a nossa obrigação. E para um bom serviço precisamos dos meios e a Guarda Municipal está sempre recebendo investimentos para que isso seja feito. Acreditamos muito nessa integração da Guarda Municipal e da Polícia Militar para um melhor trabalho na segurança do Recife", destacou Humberto Freire, Secretário Executivo de Defesa Social de Pernambuco.

Carnaval

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) vai contar com 785 agentes no período do Carnaval na capital pernambucana. Serão 260 guardas a mais que em 2019 nas ruas do Recife, cobrindo os principais Polos de Animação, o que equivale a 20% a mais do efetivo nas ruas. A corporação também vai contar com o auxílio de 2 ônibus de videomonitoramento, a fim de inibir ações delituosas contra o patrimônio público e os foliões. A GCMR trabalhará de forma integrada com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e o Corpo de Bombeiros.

Como a Guarda trabalha em regime de escala, serão 3.152 lançamentos do efetivo em todo o evento Momesco, que inclui as prévias, Semana Pré Carnavalesca, Galo da Madrugada, se estendendo pelos cinco dias principais do evento: Abertura dia 21/02, até a terça-feira do dia 25/02, encerramento com o tradicional Orquestrão de Frevo.

As novidades deste ano são os Postos de Comando na Praça do Arsenal, com monitorando e auxílio à população, e aumento da frota de veículos, que proporciona uma melhor resposta e suporte operacional. Para este ano serão empenhadas 30 viaturas, 7 motos e duas Estações de Videomonitoramento, localizada no Marco Zero e outra na Praça do Arsenal.

A atuação da Guarda Civil Municipal do Recife no Carnaval da cidade é apoiar os órgãos e secretarias no cumprimento e execução dos serviços ofertados pela Administração Municipal. Também compete à GCMR agir de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública, bem como salvaguardar o patrimônio público municipal. Além disso, é dever da Guarda adotar ações preventivas e proativas, se antecipando aos problemas, orientar e contribuir na segurança dos foliões.

Desde outubro de 2018 a Guarda Civil Municipal do Recife atua na Ronda Turística, ação de promoção de segurança e conforto aos turistas e recifenses que circulam pelo bairro do Recife Antigo. E para o Carnaval 2020 a Ronda Turística também estará reforçada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL