Diario de Pernambuco
Busca

Mobilidade

Metrô faz Grande Recife criar esquema de ônibus em cima da hora para o Galo

Publicado em: 20/02/2020 19:46 | Atualizado em: 20/02/2020 19:51

Das 19 estações de metrô, apenas três estarão funcionando normalmente no Sábado de Zé Pereira. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
Das 19 estações de metrô, apenas três estarão funcionando normalmente no Sábado de Zé Pereira. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
Depois de o Metrô do Recife comunicar que, das 19 estações, apenas três estarão funcionando normalmente no Sábado de Zé Pereira, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou, nesta quinta-feira (20), que a operação dos ônibus será afetada no dia do desfile do Galo da Madrugada.

De acordo com o órgão, a justificativa apresentada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi a indisponibilidade de trens devido ao acidente ocorrido na última terça-feira (18). A medida afetará especialmente a operação nos terminais integrados do Barro, Camaragibe e Jaboatão, que terão que absorver parte da demanda do metrô.

"Nas últimas horas, a equipe técnica do Grande Recife debruçou-se para elaborar um plano de contingência priorizando a ligação entre os terminais integrados acima. É importante destacar que o plano minimizará os efeitos da decisão do metrô", informou o consórcio.

LEIA MAIS:
Ônibus serão reforçados caso metrô quebre durante o Galo da Madrugada

Para os usuários da Linha Centro do metrô, serão ativadas as linhas especiais TI Jaboatão/TI Barro e TI Barro/TI Afogados, além dos reforços previstos na linha TI Camaragibe/ Derby. Para a Linha Sul, o Consórcio reforçará as linhas 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) e 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol).

Confira, na íntegra, o comunicado do Grande Recife Consórcio de Transporte:

O Grande Recife informa que foi comunicado na manhã desta quinta-feira (20) sobre o esquema especial do metrô para a Linha Centro no sábado de Carnaval. Das 19 estações, apenas três operarão normalmente enquanto as outras 16 funcionarão apenas para desembarque, das 14h às 20h. A justificativa apresentada pela CBTU foi a indisponibilidade de trens devido ao acidente ocorrido na última terça-feira (18).
 
No entanto, isso afetará a operação dos ônibus, em especial nos TIs Barro, Camaragibe e Jaboatão, que terão que absorver parte da demanda do metrô. Nas últimas horas, a equipe técnica do Grande Recife debruçou-se para elaborar um plano de contingência priorizando a ligação entre os terminais integrados acima. É importante destacar que o plano minimizará os efeitos da decisão do metrô.
 
Para os usuários da Linha Centro do metrô, serão ativadas as linhas especiais TI Jaboatão/TI Barro e TI Barro/TI Afogados, além dos reforços previstos na linha TI Camaragibe/ Derby. Para a Linha Sul, o Consórcio reforçará as linhas 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) e 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol). Esta última terá seu itinerário alterado, fazendo com ela entre no TI Aeroporto.
 
Vale destacar que o plano de contingência vem somar ao esquema especial do Grande Recife para o Galo da Madrugada, quando 72 linhas receberão reforço de frota e viagem e outras 13 linhas especiais entram em operação para levar os brincantes de diversos pontos do Recife, Olinda e Camaragibe ao foco da festa. Ao todo, 1.878 ônibus farão 20.014 viagens durante todo o dia. Ou seja, 342 veículos e 3.028 viagens a mais que nos sábados habituais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL