Diario de Pernambuco
Busca

LIMPEZA

Mais de 500 toneladas de lixo foram recolhidas no Recife durante o carnaval

Publicado em: 26/02/2020 20:51 | Atualizado em: 26/02/2020 20:58

A operação da Emlurb envolveu 1,1 mil profissionais. (Foto: Peu Ricardo/DP)
A operação da Emlurb envolveu 1,1 mil profissionais. (Foto: Peu Ricardo/DP)
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou, em balanço do carnaval divulgado nesta quarta-feira (26), que triplicou o volume de materiais recicláveis recolhidos entre 2019 e 2020, quando foram recolhidos dos focos de folia 31 toneladas de materiais recicláveis nos 64 Pontos de Entrega Voluntária espalhados pela cidade. A operação da Emlurb envolveu 1,1 mil profissionais e recolheu 529 toneladas de resíduos da última sexta-feira (21) até a manhã desta quarta-feira em todos os polos do carnaval do Recife.

Por meio do projeto Bora Reciclar, que envolveu 531 catadores cadastrados em cooperativas e autônomos, os trabalhadores receberam diárias pelos serviços, além do apurado com a venda do material. A iniciativa aconteceu em parceria com empresas privadas, que financiaram a ação, e contou com o trabalho em conjunto entre a Emlurb, a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

Foram utilizados 2,15 milhões litros de água, 2.230 litros de detergente, 4.580 litros de essência de cheiro durante toda a operação. As equipes atuaram com caminhões, carros-pipa, compactadores de lixo e 650 lixeiras. O serviço também contou com o Ecobarco que realizou a coleta dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe. Além disso, os polos do Parque da Jaqueira, Dona Lindu, Parque Santana e da Macaxeira receberam o reforço de ecobikes que circularam pelos locais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL