Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval 2020

Maestro Israel de França é o homenageado do desfile do Bloco Carlitos de Olinda

Publicado em: 16/02/2020 08:34 | Atualizado em: 16/02/2020 09:13

Maestro, à direita, também desenvolve trabalho com música nos Bultrins (Foto: Shilton Araújo/arquivo DP)
Maestro, à direita, também desenvolve trabalho com música nos Bultrins (Foto: Shilton Araújo/arquivo DP)
O maestro Israel de França é o grande homenageado, deste domingo (16), no desfile da Troça Carnavalesca Mista Carlitos de Olinda. A agremiação se concentra às 17h30 no Bar do Ró, na Rua Orlando Silva, 47, no Guadalupe, em Olinda.

Antes do bloco sair pelas ruas da cidade, o maestro disse que vai fazer uma apresentação tocando um violino elétrico. O maestro vive na Europa e vem a Pernambuco para prestigiar o carnaval.

O homenageado foi escolhido pelo trabalho de música que desenvolve junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Orquestra de Câmara do Alto da Mina, no bairro dos Bultrins, em Olinda.

O maestro viveu uma infância pobre, no bairro de Peixinhos, na mesma cidade, e o acesso à música lhe deu outras oportunidades profissionais.Por isso inspira tantos jovens.

Na década de 1980, ainda menino, Israel virou notícia internacional ao ser detido por policiais militares quando corria perto do Parque 13 de Maio, no Centro do Recife, com um violino nas mãos. Ele não queria se atrasar para uma apresentação musical. Na época, somente foi liberado após tocar o instrumento para provar que era realmente o dono. Já adulto, em 2012, viu o ato racista se repetir, desta vez na Espanha, onde mora há duas décadas.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL