Diario de Pernambuco
Busca

Chegou o dia!

Galo da Madrugada promete arrastar multidão neste sábado de Zé Pereira

Publicado em: 22/02/2020 06:59 | Atualizado em: 22/02/2020 07:26

Galo Gigante levou mais de 50 horas para ficar pronto. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
Galo Gigante levou mais de 50 horas para ficar pronto. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
Neste sábado de Zé Pereira, mais de dois milhões de foliões devem acompanhar o desfile de uma das personificações do carnaval pernambucano. É o Galo da Madrugada, que percorre as ruas do centro do Recife pela 42ª vez. A estimativa da organização não é à toa: desde 1994, o bloco está no Guiness Book, reconhecido como o maior do mundo. Os números são tão gigantes quanto o público: 30 trios elétricos, seis carros alegóricos e mais de 40 atrações. 

Este ano, a organização do evento optou por não revelar a ordem dos desfiles e apresentações. Mas estão previstos números musicais de Romero Ferro, Michele Melo, Pabllo Vittar, Marcelo Falcão, André Rio, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Armandinho, Almir Rouche, Gustavo Travassos, Fafá de Belém, Nádia Maia, Geraldinho Lins, Gerlane Lops, Cristina Amaral, Nena Queiroga, Quinteto Violado, Catarina Rosa, Som da Terra, Benil, Irah Caldeira e Nono Germano, por exemplo.

O tema do carnaval do Recife é o circo. E o espírito do Galo Maestro, símbolo da festa, não poderia ser outro. A alegoria, concebida pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, traz os conceitos da tecnologia, cultura popular, sustentabilidade e do colorido da arte circense. Na madrugada de sexta, ele já estava de pé, prenunciando a folia pernambucana. A iluminação da escultura é toda de LED, com placas de outdoor de alta resolução e clusters jogando luz à estrela da festa.

Antes da festa começar, o Forte das Cinco Pontas recebe o tradicional café da manhã do Galo, com presença de personalidades da mídia, autoridades e imprensa. Às 9h, o cortejo inicia, saindo da Travessa do Forte, com a tradicional anunciação dos clarins e trombetas dos carros alegóricos. Este ano, eles contarão a história da xilogravura e da literatura de cordel, com desenhos assinados por Ary Nóbrega. 
Escultura do Galo em 2020 é assinada por Leopoldo Nóbrega. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
Escultura do Galo em 2020 é assinada por Leopoldo Nóbrega. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)

De lá, passa pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Praça da Independência e a Avenida Guararapes - a apoteose da festa. O roteiro do Galo da Madrugada de 2020 ocupa as ruas de pelo menos seis bairros da capital pernambucana, com concentração maior de público nos bairros de São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Recife Antigo. 

Com o selo Gigante Guardião da Cultura, a agremiação presta homenagens a pessoas e manifestações populares. J. Borges, Galo Preto, Caju e Castanha, Mestre Dila de Caruaru e os indígenas Carmem Fulni-ô e Jaqueline Xukurue Cléo Pankararu estão na lista de agraciados deste ano. 

São Paulo
Na terça-feira Gorda, o Galo sai de Pernambuco e aporta em São Paulo. Programado para desfilar a partir das 9h, pela Avenida Pedro Álvares Cabral, o cortejo parte do obelisco do Ibirapuera. Dois trios elétricos irão animar o público paulistano, com a presença de Gustavo Travassos, Fafá de Belém e André Rio. 
Fantasias são ponto alto do Galo. (Foto: Ricardo Fernandes/Spia Photo/Esp. DP.)
Fantasias são ponto alto do Galo. (Foto: Ricardo Fernandes/Spia Photo/Esp. DP.)

Segurança
A Secretaria de Defesa Social vai por nas ruas 4.445 agentes de segurança, espalhados ao longo do percurso do Galo e em arredores. Os primeiros lançamentos começaram às 16h de sexta, com a chegada de policiais militares.

A Polícia Civil contará com delegacias móveis, instaladas ao longo do percurso, para receber denúncias. Casos de importunação sexual terão atendimento especializado na Delegacia da Avenida Rio Branco.

Como em anos anteriores, será montado o Juizado do Folião, espaço do TJPE para lidar com pequenas causas ocorridas durante o desfile - ameaças, tumultos e porte ilegal de armas, por exemplo. Funciona de 13h às 22h, na estação Recife do metrô e no Fórum Thomaz de Aquino. Casos violentos seguirão encaminhados para o Fórum da Joana Bezerra

Efetivo policial
- 3.147 PMs
- 974 bombeiros
- 289 policiais civis
- 35 policiais científicos

Saúde
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) trabalharão de forma integrada. A corporação ficará observando o trajeto, a pé ou nas plataformas de observação. Caso seja identificado alguém passando mal, eles levam até um dos cinco postos de atendimento montados pelo Samu.

Postos de atendimento (funcionam das 7h ao fim da festa)
- Praça Sérgio Loreto
- Pátio do Carmo
- Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael)
- Rua do Sol (esquina com Matias de Albuquerque)
- Rua 1º de Março (Policlínica Centro). 
Estruturas carnavalescas foram fiscalizadas ao longo da última semana pelas forças de segurança pública. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
Estruturas carnavalescas foram fiscalizadas ao longo da última semana pelas forças de segurança pública. (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)

Para ir
De ônibus
O Expresso Galo garantirá a ida de ônibus dos foliões, com uma frota de 34 veículos que sairão dos shoppings Riomar, Recife, Plaza, Tacaruna e do Extra da Rua Benfica. Os ônibus que vem do Plaza, Tacaruna e Extra Benfica chegam até a Avenida Martins de Barros, próximo à Ponte Giratória. Já os coletivos vindos dos Riomar e do Recife param na frente das Torres Gêmeas. O período de operação é das 7h às 17h30 do sábado.

Uber e 99
Quem pegar Uber, 99 ou qualquer outro serviço de transporte por aplicativo terá três pontos de embarque/desembarque, montados pela CTTU: na Praça Tiradentes, na Rua do Imperador Dom Pedro II (entre a Rua Siqueira Campos e a Praça da República) e no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória.

Metrô
O funcionamento do metrô só será regular, com embarques e desembarques, das 5h às 23h, nas estações Recife, Joana Bezerra, Afogados (Linha Centro) e Largo da Paz (Linha Sul) irão funcionar normalmente, das 5h às 23h. As outras 12 estações da Linha Centro, as 9 da Linha Sul e toda a linha VLT/Trem Diesel, das 14h às 20h, somente servirão para desembarque de passageiros. A medida vem para dar conta da movimentação de saída de foliões da festa.

Contingência
Se o metrô do Recife quebrar durante o Galo da Madrugada, o Grande Recife Consórcio de Transporte já tem engatado um plano de contingência para evitar transtornos. O reforço nas linhas de ônibus acontecerá em quatro pontos específicos: Cais Santa Rita, Terminal Integrado da Joana Bezerra, Praça do Derby e Parque 13 de Maio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL