Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval

Encontro Estadual de Afoxés acontece na quarta-feira de cinzas, em Olinda

Publicado em: 26/02/2020 07:18

 (Prefeitura de Olinda/Divulgação )
Prefeitura de Olinda/Divulgação

O Encontro Estadual de Afoxés completa 20 anos com cortejo pelas ladeiras de Olinda nesta Quarta-Feira de Cinzas (26). A concentração será a partir das 17h, em frente à Igreja do Guadalupe. Este ano, o tradicional encontro homenageia os cem anos da ialorixá Ifá Tinuké, que fundou o primeiro terreiro de candomblé de Pernambuco. 

Nove afoxés sairão em cortejo pela Rua do Nossa Senhora do Guadalupe, passando pelas ruas do Amparo, Treze de Maio, São Bento, Quinze de Novembro, encerrando no Mercado Eufrásio Barbosa. 

Quem anima a festa são os afoxés: Obá Airá; Filhos de Airá; Ara Omin; Povo de Ogunté; Omo Obá Dê; Alafin Oyó, além dos convidados - Orquestra Do Axé e Filhos De Xangô. O encontro nasceu da junção de brincantes, que se encontravam para confraternizar o Carnaval. Com o passar dos anos, o grupo percebeu que era um grande potencial de difusão da cultura negra na festa de momo.

Programação completa:

Afoxé Obá Airá

Afoxé Filhos de Airá

Afoxé Ara Omin

Afoxé Oba Irokó

Afoxé Povo de Ogunté

Afoxé Omo Obá Dê

Afoxé Alafin Oyó 

Convidados:

Orquestra Do Axé

 

Afoxé Filhos De Xangô

Serviço:
Data: 26 de fevereiro

Horário: A partir das 17h
Local: Pátio da Igreja de Guadalupe 

Endereço: R. Nossa do Guadalupe, 407 - Guadalupe, Olinda 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL