Diario de Pernambuco
Busca

PROJETO

Em visita ao Recife, Embratur anuncia criação de áreas de segurança turística no país

Publicado em: 19/02/2020 21:02 | Atualizado em: 19/02/2020 21:32

Gilson Machado Neto anunciou projeto em visita à capital pernambucana. (Foto: Peu Ricardo/DP)
Gilson Machado Neto anunciou projeto em visita à capital pernambucana. (Foto: Peu Ricardo/DP)
Durante a visita técnica do Ministério do Turismo e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) ao Recife, o diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, anunciou a criação de um projeto para a definição de 16 áreas de segurança turísticas no país. Os destinos ainda não foram escolhidos e devem ser determinados em uma reunião que acontece no próximo dia 4 em Brasília.

O projeto será realizado pelo ministérios do Turismo, da Justiça e Segurança Pública e pela Embratur. "Estamos criando um grupo de trabalho para que a gente tenha o nível de segurança máximo nos cases turísticos. Serão 16 polos que ainda vamos escolher. Desde já, porém, gostaria de destacar que, nos polos turísticos do Brasil, os números não são o que se imagina lá fora. Temos alto nível de segurança em Jericoacoara, Porto de Galinhas, Pantanal, Foz do Iguaçu, por exemplo", afirmou o diretor-presidente da agência.

O objetivo do governo federal é estabelecer 16 destinos prioritários, espalhados por todas as regiões do país, onde serão implantadas as zonas estratégicas nacionais de segurança turística como projeto-piloto. "Com o apoio dos ministério do Turismo e da Justiça, o projeto vai atender o turista de fora, mas também irá abranger o viajante doméstico", disse o diretor-presidente da Embratur.

Os polos escolhidos para o projeto de segurança turística receberão equipamentos para proteção e atendimento ao turista. A ideia é, em ação conjunta com órgãos de segurança nacional e dos estados, destinar profissionais capacitados, com uniformes diferenciados, e tecnologias como o uso de drones e de inteligência artificial para investigação.

"Essas áreas vão receber tropa especializada mista, que vai ter Força Nacional, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, interagindo com um uniforme padrão, que não será um uniforme ostensivo, de guerra. Além disso, teremos drones sobrevoando a área, mais viaturas circulando e mais câmeras. O efetivo será treinado, capacitado e bilíngue. O turista vai poder andar tranquilo", explicou diretor de Marketing da Embratur, Osvaldo Matos de Melo Júnior.

No próximo dia 4, uma comissão irá se reunir para a estruturação e assinatura do termo de cooperação técnica. Os 16 polos devem ser definidos no encontro, que acontecerá no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília. O grupo deve realizar também uma visita técnica a destinos internacionais considerados modelos de segurança ao turismo, como Barcelona, Lisboa e Miami. No dia 24 de março, será definido o projeto-piloto com a escolha de um destino que vai experimentar o modelo por seis meses. O São João deste ano deve ser o primeiro grande evento após a implementação do projeto. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL