Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Confira o calendário do mamógrafo móvel no Cabo de Santo Agostinho

Publicado em: 13/02/2020 10:54

 (Foto: Roberto Ramos/Arquivo DP.)
Foto: Roberto Ramos/Arquivo DP.
Iniciou na segunda-feira (10), no Centro de Saúde Vicente Mendes na Cohab, a programação mensal do mamógrafo móvel da Prefeitura do Cabo. Neste mês, o serviço beneficiará mais de 300 mulheres de 50 a 69 anos, de quatro comunidades do município.

Além do Centro de Saúde, os atendimentos irão acontecer nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Gaibu e Ponte dos Carvalhos, no dia 13 e na de Santo Estêvão, no dia 18 de fevereiro. Serão distribuídas 80 fichas por dia, a partir das 8h.

Essa é mais uma oportunidade para as mulheres cuidarem da saúde. Pois, além da de mamografia, serão oferecidos testes rápidos de HIV e Sífilis, palestras educativas, encaminhamentos e exames preventivos de citologia oncótica- conhecido popularmente como Papanicolau.

Para realizar atendimento, as pacientes precisaram levar documento oficial com foto e cartão do SUS. O resultado da mamografia será entregue em até 30 dias na Unidade de Saúde da Família onde o exame foi realizado.

De acordo com Gisele Paiva, coordenadora da Saúde da Mulher, o caminhão da mamografia garante o acesso à saúde. "Montamos mensalmente a programação do caminhão de mamografia para facilitar o atendimento à saúde da mulher. Com isso, a Prefeitura vem estimulando o cuidado com o bem-estar de todas mulheres do município. É importante que as mulheres estejam atentas a realizarem frequentemente os exames preventivos", disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL