Diario de Pernambuco
Busca

PRÉVIA CARNAVALESCA

Clube Alemão realiza sua 22ª prévia carnavalesca

Publicado em: 08/02/2020 08:35

Com ingressos já esgotados há quase um mês, a Feijoca traz atrações como Cabulosa, Rafa Cout, Silvana Salazar, Banda Santa Clara e Nonô Germano. (Foto: Divulgação.)
Com ingressos já esgotados há quase um mês, a Feijoca traz atrações como Cabulosa, Rafa Cout, Silvana Salazar, Banda Santa Clara e Nonô Germano. (Foto: Divulgação.)
Nem só de “bons pernambucanos” vive o carnaval e isso nem é mais novidade. Afinal, durante a folia de momo, Recife, Olinda e algumas cidades do interior recebem, sempre, turistas do mundo inteiro. Há mais de duas décadas, entretanto, um grupo criado por estrangeiros, em especial, comemora a data com todas as características de uma festa brasileira, incluindo a típica feijoada. Hoje, a partir das 11h, o Clube Alemão recebe seus sócios e convidados para a XXII Feijoca, bloco fundado em 1999 e que se transformou em uma das principais prévias carnavalescas do estado.

Com ingressos já esgotados há quase um mês, a festa traz atrações bastante conhecidas do público local como Cabulosa, Rafa Cout, Silvana Salazar, Banda Santa Clara e Nonô Germano. De acordo com Alexandre Asfora, presidente da diretoria executiva do Clube, o objetivo foi misturar um pouco de tudo o que faz parte da folia no Estado. “A Cabulosa reprenta as baterias típicas de Olinda enquanto Rafa Cout é um nome ascendente, o que caracteriza nossa tradição de abrir espaço para novos talentos. Silvana Salazar e Santa Clara são muito queridas pelos nossos sócios e Nonô representa um típico exemplo de carnaval raiz”, explica. Haverá, ainda, banho de espuma. Para o público infantil, além do banho, a programação traz recreação, brinquedos infláveis, além das atrações que já existem no clube como o parque, quadras de futebol, vôlei e basquete. A piscina também estará aberta. No cardápio, haverá a tradicional feijoada além de open bar de chopp e caipirosca. Este ano, os participantes terão, ainda,oferta ilimitada de água, caipifruta e refrigerante.

O Clube, que completa 100 anos em setembro deste ano, foi, aos poucos, tornando-se mais povoado por brasileiros. Então, em 1999, um sócio conhecido como Tio Chico teve a ideia de fazer uma feijoada no carnaval. O nome Feijoca vem de feijão + C de Clube e A de Alemão. “A gente busca as tradições alemães, temos um chefe de cozinha com esta nacionalidade, mas o Recife não é um local de forte imigração alemã, exceto pelo turismo. Atualmente, por exemplo, com quase 4.500 sócios, ele é composto, em sua maioria, por brasileiros. Os alemães não chegam a ser 10”, contabiliza.

Próximas atrações – depois do Feijoca, ainda antes do carnaval, o Clube sedia a Stammtisch (encontro em torno da mesa) realizado no dia 13 de fevereiro a pedido do Consulado da Alemanha. No restante do ano, haverá ainda, festas de São João, aniversário do clube (centenário em setembro), Oktober Fest, em outubro, e Réveillon, em dezembro.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL