Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Homem é flagrado realizando atendimento odontológico ilegal em Garanhuns

Publicado em: 27/01/2020 20:28 | Atualizado em: 27/01/2020 21:06

 (Foto: Divulgação/CRO-PE.)
Foto: Divulgação/CRO-PE.
A fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) flagrou, nesta segunda-feira (27), um homem realizando atendimentos odontológicos irregularmente em Garanhuns, no Agreste do estado. Ele foi autuado por exercício ilegal e encaminhado à delegacia do município, para prestar esclarecimentos. Segundo o CRO-PE, este seria o quarto flagrante feito só neste janeiro de 2020.

O conselho realizou a fiscalização em parceria com o 9º Batalhão de Polícia Militar. Ao chegarem no estabelecimento denunciado (endereço não foi divulgado), encontraram toda uma estrutura para atendimentos odontológicos, como a tradicional cadeira de dentista, espelhos, agulhas e demais equipamentos. O local estava sem a documentação da Vigilância Sanitária, Prefeitura e Bombeiros, além de não estar inscrito no CRO e apresentar irregularidades de biossegurança.

“O acusado, a princípio, não confirmou os atendimentos como dentista. Mas identificamos fichas clínicas nas quais ele prescrevia tratamentos odontológicos utilizando o seu nome, com o número de CRO de um profissional de outro estado”, relatou o médico Vitor Souto Maior, chefe de fiscalização do CRO-PE. Além de ter sido autuado por exercício ilegal da profissão, o homem pode responder por falsidade ideológica, segundo o conselho.

Na última quinta-feira (23), a equipe de fiscalização do CRO-PE flagrou uma mulher realizando serviços de cirurgiã-dentista em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. O estabelecimento irregular apresentava más condições e objetos de uso restrito de profissionais. 

“Práticas de atendimentos odontológicos envolvem muitos riscos à saúde quando realizadas sem acompanhamento de profissional qualificado, podendo levar a problemas de Saúde Bucal que repercutem no corpo como um todo” advertiu Vitor, do CRO-PE.
TAGS: dentista | dente | boca | garanhuns |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL