Diario de Pernambuco
Busca

Janeiro Roxo

Campanha realizará ações de detecção de hanseníase em Pernambuco

Publicado em: 27/01/2020 20:58 | Atualizado em: 27/01/2020 21:21

 (Foto: Anderson Freire/Esp.DP)
Foto: Anderson Freire/Esp.DP

Com o mote “Não isole, cuide: hanseníase tem cura”, uma campanha da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizará ações de sensibilização para a doença até o dia 31 deste mês. Nesta terça-feira (28), às 8h, haverá uma ação no Centro de Comercialização e Atendimento à Microempresa, no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, para detecção de casos da doença. Já na quarta (29), serão realizados dois debates na sede do nível central, no Bongi. Às 8h, haverá ciclo de debate sobre a hanseníase para agentes comunitários de saúde (ACS). Na parte da tarde, a partir das 14h, ocorre o debate "Atualização do Manejo das Reações Hansênicas e o Uso Terapêutico da Talidomida". 

Em 2019*, foram registrados 2.325 novos casos de hanseníase no Estado. Em 2018, foram 2.263 novos casos da doença. Promovido em parceria com o Centro Social da Mirueira e o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), o Janeiro Roxo encerrará com ação de panfletagem no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, no próximo dia 31. A mobilização conta, ainda, com engajamento da sociedade civil. O cantor e compositor Silvério Pessoa abraçou a causa e participou da campanha de combate à hanseníase elaborada para as redes sociais. 

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica e com alto poder incapacitante. Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos. Também pode manifestar-se em outros órgãos e regiões do corpo, como articulações, olhos, testículos e gânglios. A transmissão ocorre quando uma pessoa infectada, e que não recebe o tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas. A principal via de eliminação e entrada do bacilo são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), através de contato íntimo e prolongado. 

Os principais sinais e sintomas da doença são: manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade (a pessoa pode sentir choques, câimbras e formigamentos que evoluem para dormência); pápulas, infiltrações, tubérculos e nódulos; diminuição ou queda de pelos localizada ou difusa (especialmente sobrancelhas) e ausência de sudorese no local (pele seca).

O tratamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é baseado na poliquimioterapia, ou seja, com o uso de várias drogas para a intervenção terapêutica. Uma parte do tratamento é realizada nos postos de saúde, necessitando que o paciente compareça à unidade uma vez por mês para tomar a medicação (dose supervisionada). No restante do tratamento, o paciente pode tomar os remédios em casa. 

Confira o cronograma de atividades: 

14.01 a 16.01 - Formação em Manejo clínico da hanseníase e avaliação de grau de incapacidade (Timbaúba, Capoeiras e Goiana)
17.01 | 8h - Ciclo de debate: Hanseníase: Um desafio milenar (auditório da SES-PE)
17.01 | 14h - Ação de detecção de casos novos de hanseníase (consultório da SES-PE)
19.01 | 16h - Divulgação: Passagem de faixa no clássico do campeonato pernambucano e panfletagem (estádio dos Aflitos)
20.01 | 8h - Ação de detecção de casos novos de hanseníase (consultório da SES-PE)
21.01 | 14h - Ação de detecção de casos novos de hanseníase (consultório da SES-PE)
22.01 - Formação em Manejo clínico da Hanseníase e avaliação de grau de incapacidade (Passira)
23.01 | 8h - Apoio na Ação de detecção de casos novos de hanseníase (Paulista)
24.01 | 9h - Participação na Caminhada de Combate à hanseníase (Praça da República - Recife)
28.01 | 8h - Apoio na Ação de detecção de casos novos de hanseníase e panfletagem no metrô (Jaboatão dos Guararapes)
29.01 | 8h - Ciclo de debate: hanseníase para ACS (auditório da SES-PE) 
29.01 | 14h - Ciclo de debate: Atualização do Manejo das Reações Hansênicas e o Uso Terapêutico da Talidomida (auditório da SES-PE)
30.01 | 8h - Seminário Hanseníase: Um desafio milenar (Cineatro Mirueira, Hospital Geral da Mirueira)
31.01 | 8h - Apoio na Ação de detecção de casos novos de hanseníase (Pátio da Estação - Cabo de Santo Agostinho)
31.01 | 8h - Divulgação: Panfletagem na estação do trem (Pátio da Estação - Cabo de Santo Agostinho)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL