Diario de Pernambuco
Busca

Sustentabilidade

Recife terá plano colaborativo para reduzir impactos ao meio ambiente no carnaval 2020

Publicado em: 11/12/2019 18:15 | Atualizado em: 11/12/2019 18:19

 (Foto: Gabriel Melo/Esp.DP.)
Foto: Gabriel Melo/Esp.DP.

A capital pernambucana terá um plano colaborativo para reduzir os impactos ao meio ambiente no carnaval 2020. Na festa deste ano, a Prefeitura do Recife recolheu cerca de 170 toneladas de lixo nos 45 polos espalhados pela cidade. Aproveitando o engajamento que o período proporciona, o Plano Colaborativo de Sustentabilidade Carnaval 2020 foi elaborado para evitando desperdícios e estimular a cultura da reutilização. A ação está sendo realizada pela plataforma Circularis – app que ensina a separar lixo reciclável, orienta a gestão de resíduos, divulga produtos sustentáveis e facilita a coleta seletiva - e pelo SinsPire, em parceria com o Galo da Madrugada e a Prefeitura do Recife.

O plano foi dividido em nove eixos. O primeiro é educação e comunicação, isto é, campanhas para estimular a percepção e consciência do folião, além de apresentar soluções, produtos e serviços sustentáveis. Outro eixo da ação é mobilidade, por meio do incentivo à mobilidade compartilhada e transportes públicos, uso de bikes, veículos elétricos e movidos a etanol.

Outro eixo do plano diz respeiro aos resíduos, com campanha para evitar a produção de lixo, orientar o descarte correto, além de coleta de recicláveis em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), cooperativas de catadores, organizações não-governamentais (ONGs), comércio e indústrias. Há ainda o eixo da continuidade, com o objetivo de deixar legados para a cidade e consolidar redes de parceiros para atividades permanentes. No eixo ecoprodutos e serviços, serão apresentadas soluções disponíveis no mercado para reduzir o lixo, evitar poluições e proteger a saúde. 

Na área cultura e arte, será promovido um manifesto cultural com mensagens e compromissos envolvendo toda a cadeia artística do carnaval do Recife. Em água, será estimulado o uso racional e ressaltados os cuidados com os rios e o mar. Já no eixo ar, o objetivo será reduzir poluentes e firmar parcerias para tratamento de odores. No caso do Galo da Madrugada, maior bloco de rua do país, será calculada a emissão de gás carbônico para que haja uma compensação ambiental, com o plantio de árvores, por exemplo. No camarote oficial do Galo, todos os resíduos gerados devem ser encaminhados a cooperativas e reciclados.

"O plano é colaborativo porque queremos que todas as pessoas se envolvam e se responsabilizem. Vale para o folião, para os blocos, grandes ou pequenos, para as empresas, para o poder público e organizações não-governamentais. A ideia é inspirar pessoas a praticarem um estilo de vida mais saudável, reduzindo o impacto ambiental negativo que o carnaval causa, além de deixar um legado positivo e duradouro para a cidade do Recife e para o meio ambiente", afirma Sérgio Xavier, ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e criador da Circularis.

Entre as ações previstas, está o lançamento do guia de sustentabilidade Ecocarnaval. Com versões digital e impressa, o material vai trazer orientações para cada eixo do plano. Além disso, serão montadas duas estações - uma no Bairro do Recife e outra no camarote oficial do Galo da Madrugada - para levar arte, inovação e comunicação consciente com atividades gratuitas e demonstrações de soluções sustentáveis , intercâmbio e difusão de conhecimento para os mais diversos públicos, além de indicação de pontos de coleta de materiais recicláveis.

Oficinas de inovação e capacitação também devem acontecer. As formações devem acontecer com parceiros, órgãos públicos, empresas e equipes de cada um dos nove eixos do plano, envolvendo e animando os que participam da estruturação do carnaval. Outra ação prevista é a instalação de telas de proteção em toda extensão do Marco Zero para
evitar que o lixo chegue no rio e no mar. Também serão colocadas lixeiras artísticas, feitas com materiais reutilizados para estimular o descarte correto e destacar volumes de reciclagem nos polos de folia do Recife.

Sustentabilidade no Galo

Em agosto deste ano, o Galo da Madrugada anunciou que vai apostar na sustentabilidade para o carnaval 2020, com o lançamento do selo sustentável "Eu me manifesto pelo planeta". O selo foi criado com o objetivo de conectar a folia do carnaval pernambucano com a vontade de transformar a sociedade e o mundo. Para o presidente do Galo, Rômulo Meneses, a cultura e a música têm a força para mobilizar as pessoas em busca um mundo mais sustentável.

O manifesto surgiu da necessidade de colocar em prática ações que ajudem a minimizar os impactos negativos do homem no planeta. “Vamos levantar a bandeira da sustentabilidade e agregar ainda mais propósito à existência desse personagem-movimento tão importante e, a manifestação que já se manifestou para promover apenas alegria, a partir de agora se manifestará para promover alegria e transformação”, destacou Rômulo.

Em sua 43ª edição, o Galo da Madrugada vai homenagear a literatura de cordel e a xilogravura no carnaval de 2020. 'Xilogravuras no Cordel do Frevo' foi o tema escolhido para o desfile da agremiação, que toma as ruas do Recife no Sábado de Zé Pereira. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL