Diario de Pernambuco
Busca

Confiança

Pesquisa revela que Defensoria Pública é a instituição mais bem avaliada no Sistema de Justiça

Publicado em: 06/12/2019 10:31

 (Divulgação )
Divulgação

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2) pela Fundação Getúlio Vargas e Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), revelou que 78% dos brasileiros aprovam a atuação da Defensoria Pública no país. Os dados constam no Estudo Sobre a Imagem do Poder Judiciário Brasileiro, lançado no Rio de Janeiro.

 

Nos índices obtidos na avaliação, a porcentagem (78%) indica que os brasileiros consideram a atuação do órgão "ótima/boa" ou "regular". A porcentagem foi o resultado da entrevista feita com cidadãos comuns e profissionais do Direito. Entre as avaliações feitas pelos advogados, a Defensoria atingiu o índice de 86% nas qualificações "ótima/boa" ou "regular'. Já a pesquisa realizada apenas entre os cidadãos, o índice de confiança atingiu 59%.

O Defensor Público Geral de Pernambuco e do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), José Fabrício, explica que o modelo público de acesso à Justiça através da Defensoria Pública assegura o desenvolvimento de uma relação de confiança e credibilidade entre a Instituição e seus beneficiados

Na análise entre Poderes, o Estudo mostra que o Judiciário é o único em que mais da metade dos entrevistados (52%), disse confiar. Os dados oficiais da pesquisa também indicam que 59% das pessoas consideram recorrer à Justiça para solucionar alguma situação de conflito.

A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a outubro de 2019 ouvindo mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, Defensores Públicos e cidadãos, em todas as regiões do Brasil.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL