Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Matrículas da rede municipal do Recife para novatos começam nesta segunda

Publicado em: 09/12/2019 08:06

A fase de reservas dura até o próximo dia 27 e o processo é todo online através de computador, tablet ou celular. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
A fase de reservas dura até o próximo dia 27 e o processo é todo online através de computador, tablet ou celular. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
A partir desta segunda (9), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, abrirá as matrículas para o ano letivo de 2020. No total, a rede de ensino oferecerá 21 mil vagas para as turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os novatos interessados em estudar nas escolas, creches e creches-escolas da Prefeitura do Recife têm até o dia 27 de dezembro para reservar a vaga. Atualmente, a rede atende mais de 90 mil estudantes em 311 unidades de ensino.

A fase de reservas dura até o próximo dia 27 e o processo é todo online. Os interessados devem acessar o site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline ou o link disponível no portal da Secretaria de Educação do Recife www.portaldaeducacao.pe.gov.br. Ao confirmar a escola selecionada no site, a vaga fica reservada.

Para garantir maior acessibilidade e democratizar o processo de matrículas, a Secretaria de Educação de Educação do Recife montou um esquema especial de atendimento para que a população tenha acesso a equipamentos e internet em 42 polos educacionais, sendo 36 escolas e seis Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565, com atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou pelo canal 'Fale Conosco', no site da matrícula.

No site, o estudante maior de 18 anos ou o responsável deve informar a série que pretende cursar. A partir daí, o sistema mostrará as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. "Importante destacar que os interessados devem acessar o site o quanto antes para garantir vaga na escola de sua preferência", frisa Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

Confirmação
Entre os dias 06 e 10 de janeiro de 2020, o aluno ou responsável precisará confirmar matrícula presencialmente na escola escolhida na primeira fase. Neste momento devem ser apresentados os seguintes documentos: comprovante da reserva de matrícula online, documento de transferência da escola de origem (sem rasuras nem emendas), duas fotos 3x4 recentes e iguais, cópias da certidão de nascimento ou de casamento, cópia do CPF do estudante, cópia da carteira de vacinação (Lei Estadual n 13.770/2009), cópia de cartão do SUS, cópia do comprovante de residência atualizado com o CEP e cópia do comprovante do tipo sanguíneo e do fator RH do estudante (Lei Estadual nº 15.058/2013). Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS).

A diretora executiva de Gestão de Rede da Secretaria de Educação do Recife, Maria Costa, ressalta a importância de confirmar a vaga presencialmente para não perder a reserva feita na primeira fase. "A vaga só é garantida depois da apresentação dos documentos na escola. Quem não fizer isso perde a vaga", explica a diretora. De 20 a 31 de janeiro, os estudantes poderão solicitar vagas remanescentes, no balcão da unidade de ensino.

A Rede de Ensino do Recife conta com 311 escolas, sendo 81 creches, além da escola de arte João Pernambuco, o Barco Escola e a Classe Hospitalar. No total, são atendidos quase 93 mil estudantes, sendo que 71.984 tiveram a matrícula renovada automaticamente, portanto não precisam acessar o site.

Cronograma:
09/12/19 - 27/12/19:  Reserva de matrícula para novos alunos (etapa única online)
06/01/20 - 10/01/20: Confirmação da matrícula para novos alunos (escola escolhida no período de reserva)
20/01/20 - 31/01/20: Vagas Remanescentes (na escola)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL