Diario de Pernambuco
Busca

Megamutirão

Mais Vida nos Morros leva cor a 12 comunidades do Recife neste sábado

Publicado em: 13/12/2019 21:44

O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores, de 32 comunidades do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.)
O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores, de 32 comunidades do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.)

Moradores, voluntários, grafiteiros, ativistas, representantes da cultura, do esporte, da gastronomia e outras personalidades se juntam para colocar a mão na massa no segundo Megamutirão Mais Vida nos Morros. A ação acontece neste sábado (14), a partir das 8h, em 12 comunidades ao mesmo tempo, e contempla pintura de casas, muros, além de programação cultural e atividades lúdicas para as crianças.

Nas últimas semanas, uma série de oficinas, intervenções nos espaços públicos, arte urbana e requalificações foram realizadas junto aos moradores, voluntários e os embaixadores Mais Vida nos Morros. A ação realizada pela Prefeitura do Recife, com o programa Chegando Junto, através do Mais Vida nos Morros e sua parceira Tintas Coral, está beneficiando cerca de 4,8 mil moradores de 12 comunidades das Zonas Oeste, Norte e Sul do Recife.

A expectativa é que participem cerca de 10 mil voluntários com a união dos esforços feita em conjunto com os embaixadores e artistas Nena Queiroga, Geraldinho Lins, DJ 440, Gerlane Lops, Michelle Melo, Adriana B, João do Morro, Schevchenko e Elloco, Cannibal, Lula Queiroga e Silvério Pessoa. Também são embaixadores os chefs Carmem Virginia (Altar Cozinha Ancestral) e Thiago das Chagas (Retetéu), os ativistas Angélica Nobre (Angu das Artes), Fábio Silva (Porto Social), Bruna Monteiro e Dulce Gaioso (nomes à frente do Mãetamorfose), o educador João Correia (nome à frente do Cognitivo), o consultor Francisco Cunha, o artista plástico Manoel Quitério, o fotógrafo Max Levay e os atletas Kuki, Carlinhos Bala e Zé do Carmo. Como representantes das comunidades que tiveram suas vidas transformadas, também foram chamados os moradores Hamon Dennovan do Alto José do Pinho, Flávia Cristina de Pedra Bonita, no Vasco da Gama, e Marcos Batatinha, da UR-10, da Cohab.

A reunião de largada do Megamutirão aconteceu no dia 23 de outubro. Em seguida, ocorreu a formação dos times. Todas as comunidades transformadas pela ação passaram pelo processo de mapeamento afetivo, quando voluntários e moradores passearam pela comunidade para identificar locais que poderiam ser espaços de convivência, áreas verdes e de lazer para as crianças. Os moradores puderam participar de oficinas de culinária sustentável, farmácia viva, horta caseira, brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis, gestão de resíduos, fluxo de caixa para empreendedores, reciclagem criativa, com mobilização e intervenções urbanas. A primeira ação de pintura de casas do segundo Megamutirão ocorreu no dia 30 de novembro.

"O dia 14 de dezembro será um dia muito importante para a história da nossa cidade. Todos os servidores de todas as secretarias, voluntários, moradores, personalidades, estarão juntos nessa transformação. É o Recife unido para fazer a diferença e chegar junto de quem mais precisa. Um dia que a gente vai estar consolidando o protagonismo do cidadão, a cidadania ativa, o engajamento, a vontade de fazer a diferença não como uma política pública do Estado ou do Governo, mas de toda a sociedade", afirma o Secretário de Inovação Urbana do Recife Tullio Ponzi.

“O Megamutirão é a síntese do movimento Tudo de Cor, da Coral, que há 10 anos busca levar cor, energia e autoestima aos mais diversos espaços e comunidades do Brasil, engajando e inspirando moradores e voluntários a criar locais mais agradáveis para se viver. Não poderíamos estar mais orgulhosos de fazer parte dessa transformação”, comenta Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel para América Latina.

Através da parceria com as Tintas Coral, foram disponibilizados 28 mil litros de tintas para a pintura das casas, muros e fachadas das 12 áreas, com a atuação dos artistas plásticos Rafa Mattos (Borborema), Manoel Quitério (Jordão), Erinaldo Florim (Sancho), Bonny (Santo Amaro), Pixote (Vila União), Teogenes (Bola na Rede), Lídio (Arruda), Ítalo Bazon (Dois Rios), Nadílson (Rio da Prata), Carbonel (UR-01), Joubert (Alto da Bela Vista) e Michel (Vila São Miguel).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL