Diario de Pernambuco
Busca

Reinserção

Iphan entrega prêmio pelo trabalho de reeducandos nos casarios de Olinda

Publicado em: 12/12/2019 20:06

Foto: Ray Evllyn | SJDH
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) premiou o trabalho feito por reeducandos, egressos prisionais de Pernambuco. O projeto Pinte o seu Patrimônio, criado pela Prefeitura de Olinda, venceu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, considerado o mais importante na área do patrimônio histórico do país. A atuação dos cumpridores é viabilizada por uma parceria que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) mantém a gestão municipal. A honraria foi entregue ao vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, na última quinta-feira (5), no Rio de Janeiro. O trabalho de pintura e preservação dos casarios conquistou a categoria de Entidades Governamentais.

Desde 2017, a operação é realizada em parceria com os moradores, que adquirem os insumos necessários para execução do serviço. Através da Secretaria de Patrimônio do município, os egressos trabalham retirando a pintura antiga das casas, a maioria do século XVIII e XIX, para colocar tinta a base de cal. De acordo com a pasta, os serviços são muito minuciosos, já que precisam de cuidados no momento da remoção para não danificar a edificação. Por isso, eles passaram por capacitações ministradas por arquitetos e arqueólogos. Os apenados cumprem pena no regime aberto e são acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH. A remuneração é de um salário mínimo.

"O prêmio revela que estamos no caminho certo da reinserção desses reeducandos no mercado de trabalho. Estamos atingindo o objetivo de tirar da criminalidade aqueles que querem uma oportunidade. Os olindenses estão vendo o recomeço dessas pessoas de perto", explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Segundo Marcio Botelho, esse projeto insere os reeducandos no patrimônio histórico da cidade. 

Biblioteca

Com título de Primeira Biblioteca Pública de Pernambuco e a 3ª do Brasil, criada em 1830, por um decreto de Dom Pedro I, A Biblioteca Pública Municipal de Olinda também foi reformada por egressos do sistema prisional. Os trabalhos envolveram a recuperação da fachada, pintura, jardinagem, além das partes elétricas e hidráulicas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL