Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

HC realiza mutirão de prevenção e diagnóstico do câncer de pele

Publicado em: 04/12/2019 09:49

 (Foto: Blenda Souto Maior/arquivo DP)
Foto: Blenda Souto Maior/arquivo DP
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, neste sábado (7), das 8h30 às 14h30, mutirão de atendimento para detecção e prevenção do câncer de pele. A ação acontece na Clínica Dermatológica do HC e será aberta ao público, tendo como alvo o grupo de maior risco, ou seja, pessoas de olhos, cabelos ou pele clara, pessoas com sardas, além das que possuem antecedentes familiares com histórico de câncer de pele e queimaduras solares. Na ocasião, serão realizados exames clínicos, fornecidas orientações sobre formas de prevenção, e as lesões suspeitas de câncer de pele serão encaminhadas para diagnóstico e tratamento no hospital. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Esta é uma das maiores campanhas de prevenção da doença no mundo. Será uma grande oportunidade de receber orientações sobre o câncer de pele e iniciar um tratamento adequado, caso se identifique lesão suspeita”, afirmou a organizadora do evento no HC e dermatologista da unidade, Cláudia Ferraz.

Cerca de 30 pessoas irão colaborar com o mutirão, entre elas, médicos dermatologistas do HC, residentes, alunos de graduação da UFPE, além de outros voluntários. A expectativa é de que mais de cem pessoas sejam atendidas.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano, cerca de 180 mil novos casos são registrados no Brasil. O câncer de pele se assemelha a pintas, eczemas ou outras lesões benignas, por isso, apenas o exame feito por um especialista e a biópsia podem dar um diagnóstico concreto.

Cláudia Ferraz explica que é importante estar atento aos seguintes sintomas: lesões elevadas que sangram facilmente e não cicatrizam, principalmente em áreas do corpo mais expostas ao sol; assim como pintas escuras que apresentem mudança no aspecto de cor, crescimento irregular ou formação de crostas. “Qualquer uma dessas alterações pode ser um sinal de alerta para o câncer de pele, sendo importante o exame dermatológico para identificar, diagnosticar e tratar a doença o mais precocemente possível”, pontua ela.

O mutirão de prevenção e diagnóstico do câncer de pele do Hospital das Clínicas da UFPE faz parte das ações do Dezembro Laranja, Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

TAGS: hc | mutirão | pele | câncer |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL